Plano Estratégico 2016-2018 da Fundação Banco do Brasil

29/12/15

Visão

 Ser reconhecida pela sociedade como principal articuladora do investimento social privado e parceira de políticas públicas.

Missão

 

 Melhorar a vida das pessoas, promovendo a inclusão socioprodutiva, o desenvolvimento sustentável e as tecnologias sociais.

 

Princípios e Valores: São crenças que representam um construto motivacional, transcendem situações e ações específicas, guiam a seleção e avaliação de ações, políticas, pessoas e eventos. São linhas condutoras da vida organizacional, tendo um papel tanto de atender aos objetivos organizacionais, quanto às necessidades dos indivíduos.

 

Valores

Potencial Humano: a Fundação BB acredita no potencial de todas as pessoas e na sua capacidade de se realizar e contribuir para a evolução da sociedade.

Inovação: a Fundação BB cultiva a cultura de inovação como garantia de perenidade. E o principal veículo de inovação são as tecnologias sociais.

Ética nas relações: ética é inspiração e condição do comportamento pessoal e institucional.

Efetividade: otimizar permanentemente os recursos disponíveis para que os resultados alcançados com as ações gerem reais impactos e benefícios, criando valor a todos os públicos de relacionamento.

Sensibilidade social: Junto com “Efetividade”, a “Sensibilidade Social” é um valor imperativo para atuação no terceiro setor. A Fundação visa corresponder os anseios daqueles que enxergam em seus programas e projetos uma oportunidade de melhoria de vida.

 

Princípios

Respeito Cultural - A partir do aspecto cultural, a sustentabilidade visa a valorização e afirmação das manifestações locais e regionais, inseridas no contexto da globalização, sem, contudo, impor as padronizações desse fenômeno. Há ainda, a sustentabilidade espacial, fundamentada no equilíbrio de utilização dos espaços do planeta e das relações inter-regionais, bem como na distribuição da população entre ambientes rurais e urbanos.

Dessa forma, a FBB tem como premissa o respeito à cultura local onde programas e projetos são implantados, uma vez que a aceitação e sentimento de pertencimento dos participantes no processo de transformação social são vitais para o êxito dos projetos.

Solidariedade Econômica - Ser solidário economicamente é produzir, vender, comprar e trocar, buscando uma nova forma de interagir em sociedade, sem excessos, sem vantagens individuais, sem exploração do próximo e sem degradação ambiental. A intenção é colocar em prática a cooperação, fortalecer o grupo e promover o bem-estar coletivo.

Protagonismo Social: Não existe sustentabilidade sem protagonismo. Por meio da promoção da igualdade de oportunidades, a Fundação BB estimula que os atores da sociedade participem de maneira ativa e consciente na redução das diferenças econômicas regionais, de modo que a própria sociedade consiga escrever sua história. Os envolvidos nos programas têm direito à informação como forma de empoderamento e mecanismo de formação de conhecimento.

Cuidado Ambiental: A Fundação Banco do Brasil entende que a consciência ambiental em si não basta caso não seja acompanhada do comportamento. O cuidado ambiental na FBB é um compromisso ético com o meio ambiente, a partir da utilização racional dos recursos naturais, com a consequente redução de gastos de material, reciclagem e conservação da biodiversidade.

É fundamental estabelecer um processo de educação coletiva envolvendo o intercâmbio de saberes: o saber popular, presente nas comunidades, e o saber científico, das universidades e instituições de pesquisa.

 

Perspectivas, objetivos e mapa estratégico.

Socioambiental: Está relacionada ao objetivo principal da FBB de promover o desenvolvimento sustentável, as tecnologias sociais e a inclusão socioprodutiva, em sinergia de ações com os principais parceiros, buscando transformação social efetiva.

Público participante: está relacionada à busca pelo empoderamento e protagonismo crescente dos participantes das ações da Fundação BB.

Financeira: tem foco na potencialização dos resultados da atuação da Fundação e na situação econômico-financeira favorável da instituição, de forma que sempre mais recursos cheguem aos programas e projetos e beneficiem mais participantes.

Processos internos: Tem foco em melhorias internas, como em processos, metodologias e programas, de forma que os benefícios internos possam refletir-se em sua atuação externa.

Aprendizado, Conhecimento e Inovação: Alinhada à missão de melhorar a vida das pessoas e à premissa de buscar excelência no atendimento e relacionamento com públicos, esta perspectiva traz um foco importante nestes aspectos também voltados aos funcionários da FBB.

 

PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL

Incentivar a integração sustentável com o meio ambiente

A Fundação tem o intuito de promover o desenvolvimento sustentável com as tecnologias sociais, atuando de forma a ampliar e consolidar o acesso, uso sustentável, gestão, manejo, recomposição e conservação da biodiversidade e dos ecossistemas.

Fortalecer a gestão e a sustentabilidade de instituições, programas e projetos apoiados

Neste objetivo a Fundação busca a sustentabilidade em seus programas e projetos, nas instituições apoiadas e no desenvolvimento do País. Para a promoção da inclusão socioprodutiva em uma democracia forte, é necessária a presença de instituições e organizações sociais protagonistas de suas ações.

Promover a integração e sinergia das parcerias estratégicas com as políticas públicas, programas e projetos

A integração das parcerias estratégicas com as políticas públicas, programas e projetos apoiados, permite aperfeiçoar a alocação de recursos destinados à infraestrutura e logística, contribuindo para uma efetiva melhoria na vida das pessoas.

 

PERSPECTIVA FINANCEIRA

Articular novas parcerias estratégicas e a captação de recursos para potencializar o investimento social

A Fundação BB busca novas parcerias estratégicas para captar recursos que visem o desenvolvimento, ampliação e potencialização de novas ações. A diversificação de parceiros que apoiem os projetos reduz o risco de descontinuidade de trabalho.

Aperfeiçoar as práticas financeiras do investimento social

A correta gestão financeira dos recursos da Fundação traz eficiência e gera ganhos substanciais no auxílio à promoção da sustentabilidade dos empreendimentos, assim como na perenidade das ações às quais se propõe e incentiva. A busca contínua pela eficiência na aplicação de recursos complementará a sustentação econômica financeira da FBB.

 

PERSPECTIVA PÚBLICO PARTICIPANTE

Ampliar o acesso aos programas e projetos da Fundação BB

Democratizar o acesso aos recursos disponíveis para programas e projetos, por meio de processos de seleção públicos que ampliem a participação da sociedade, em conformidade com normas de órgão de regulação e fiscalização.

Promover o protagonismo e a inserção socioprodutiva de mulheres e jovens 

O empoderamento e a inclusão socioprodutiva de mulheres e jovens são incentivados por serem segmentos populacionais mais sensíveis às desigualdades sociais e mais expostos à violência.

Fomentar atividades de formação

A Fundação acredita que a apropriação de conhecimento pelas pessoas e organizações é um dos caminhos que acelera o desenvolvimento de uma sociedade. Assim, promove e articula ações de formação dos públicos participantes dos programas e projetos, visando a capacitação e formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e fomentadores de desenvolvimento, e não apenas como receptores de benefícios sociais.

  

PERSPECTIVA PROCESSOS INTERNOS

Remodelar os Programas Estruturados e a atuação com tecnologia social 

No próximo triênio, haverá uma revisão dos programas estruturados para aprimorá-los e modernizá-los. Entende-se que o aprimoramento constante é necessário e que as novas tecnologias e legislações disponíveis demandam que sejam desenvolvidos novos modelos de intervenção, inclusive na forma de atuação com tecnologia social nos âmbitos interno e externo da FBB.

Aprimorar metodologias e processos voltados à mensuração dos resultados das ações 

Para melhorar o trabalho e a qualidade do investimento social privado da Fundação, é necessário sistematizar os resultados dos vetores e programas, nas dimensões de eficiência, eficácia e efetividade, por meio de indicadores e sistema adequado de informação. Porém, entende-se que o resultado dos projetos não se limita ao cumprimento dos indicadores de execução. Deve-se ir além e verificar se as ações realmente trazem desenvolvimento e transformação social aos participantes.

Buscar excelência no relacionamento com os públicos 

A Fundação Banco do Brasil busca reduzir o tempo gasto na execução dos serviços, com foco no bom atendimento e na tempestividade dos prazos, sem afetar a qualidade dos processos. A FBB preza e acredita que o bom relacionamento amplia e fortalece os elos com os parceiros estratégicos, participantes e sociedade, e com os próprios funcionários. 

PERSPECTIVA APRENDIZADO, CONHECIMENTO E INOVAÇÃO.

A Fundação incentiva a formação e capacitação do seu corpo funcional, de modo a ampliar e disseminar o conhecimento com intuito de auxiliar no crescimento pessoal e profissional, levando em consideração que estes atributos serão repassados também aos públicos de relacionamento. 

O desenvolvimento de capacidades e conhecimentos organizacionais mitigará a dependência de outras instituições.

Desenvolver cultura que propicie a inovação, inspiração e a satisfação no trabalho

A Fundação BB fomenta a cultura organizacional baseada no respeito às pessoas e suas individualidades, sendo uma fonte de inspiração e indução à satisfação no trabalho. Disseminar o espírito inovador permite a construção de métodos de trabalho focados no atendimento das expectativas dos públicos.

 

 ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO 

Mapa Estratégico
 

Estabelecidos o cenário a ser vivido, os desafios e as definições institucionais básicas, definem-se as estratégias que serão adotadas para que os objetivos sejam alcançados. Ressalta-se que cada Gerência da Fundação Banco do Brasil definirá suas próprias ações em planos operacionais oriundos dos objetivos estratégicos estabelecidos, convergentes à missão da FBB.  As estratégias priorizadas para o triênio são:

a) Vetores priorizados para o investimento social

O investimento social continuará concentrado, prioritariamente, em cinco vetores de atuação, nos quais estão alocados os programas estruturados da Fundação BB:

I) Agroindústria: investimentos sociais em empreendimentos coletivos e solidários para o beneficiamento da produção de públicos alvo da FBB, agregando valor aos produtos numa lógica de cadeia produtiva, da produção ao consumo.

II) Agroecologia: congrega ações direcionadas à promoção da agroecologia e produção orgânica como forma de ampliar, fortalecer e consolidar a agricultura familiar de públicos alvo da FBB no campo, nas florestas e nas cidades. Busca-se potencializar capacidades na promoção da segurança alimentar; na produção de alimentos de qualidade; na conservação do patrimônio cultural e natural; na dinamização das redes locais de economia solidária; na construção de relações sociais justas entre gêneros, etnias, faixas etárias e culturas, e contribuir para a construção de uma sociedade sustentável, igualitária e democrática.

III) Água: ações voltadas ao uso sustentável e conservação dos recursos hídricos com foco na preservação e recuperação do solo e vegetação, bem como no armazenamento e produção de água. Busca-se a garantia da segurança hídrica e alimentar dos públicos alvo da FBB, como aquelas inseridas no âmbito do Programa Água para Todos (Governo Federal) e do Programa Água Brasil (Banco do Brasil – FBB – ANA – WWF).

IV) Educação: concentra ações voltadas ao desenvolvimento integral das potencialidades dos públicos-alvo, promovendo o processo de modernização na área de educação visando educar para uma vida sustentável, dialogando com todos os demais vetores - Agroecologia, Agroindústria, Resíduos Sólidos e Água, concentrando os investimentos em programas estruturados.

 V) Resíduos Sólidos: investimentos voltados à inclusão social dos catadores de materiais recicláveis com ações que promovam o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários e redes de comercialização. Inclui investimentos em formação e capacitação para a autogestão, infraestrutura, assistência técnica, assessoramento e consolidação de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

b) Projetos-piloto para experimentação

Poderão surgir, no triênio, projetos que se insiram em mais de um vetor, decorrente da sinergia entre eles. Ainda, poderá haver projetos-piloto que não pertençam a nenhum dos cinco vetores, mas que poderão ser consolidados em programas caso sejam adequados em suas finalidades e processos operacionais. Esses projetos-piloto servirão de experimentação para ações futuras e possíveis novos programas estruturados, em um novo ciclo estratégico. Os pilotos também servirão como oportunidade de revisão dos processos, dos padrões utilizados, além de oportunizarem novos aprendizados.

c) Atenção no público-alvo para transformação social

A Fundação Banco do Brasil elenca e prioriza o público-alvo para atuação naqueles que mais necessitam de transformação social, ou seja, os segmentos populacionais que compõem a base da pirâmide social sejam os excluídos socialmente ou em risco de exclusão, eleitos preferenciais em políticas públicas, entre outros vulneráveis no contexto social.

d) Nova abordagem ao tema da tecnologia social e ao Banco de Tecnologias Sociais (BTS)

A Fundação Banco do Brasil atuará com dois focos bem definidos: incentivo à disseminação do conceito de tecnologia social, como modo de trazer para a sociedade a importância do tema; e a disseminação e aperfeiçoamento das tecnologias sociais certificadas e cadastradas no Banco de Tecnologias Sociais para promover a inclusão socioprodutiva e o desenvolvimento sustentável.

e) Aprimoramento do uso de mecanismos de seleção pública 

Os canais de acesso a projetos para as ações em sinergia com políticas públicas continuarão acontecendo preferencialmente via editais; e, para aqueles em sinergia com ações do Banco do Brasil e demais parceiros, por meio das agências BB, além dos editais.

Os mecanismos serão aperfeiçoados com os conhecimentos adquiridos nas últimas seleções levando em consideração maneiras de ampliar o acesso, seja pela maior divulgação, seja pela consideração dos diferentes tipos de atores da sociedade que nos auxiliam a melhorar a vida das pessoas.

A Fundação BB dedica-se a projetos e programas que preferencialmente beneficiem grupos maiores de pessoas, com mais transparência e eficiência operacional.

f)  Excelência no trabalho, processos internos e clima organizacional

A excelência no trabalho envolve a atuação de gestores e funcionários no processo de otimização das ações da Fundação. Os processos internos serão aperfeiçoados visando ganhos de eficiência operacional e redução dos riscos, sempre com auxílio e suporte de ferramentas modernas e adequadas de tecnologia da informação. A evolução nos processos e procedimentos também resultará em melhorias no clima organizacional e no relacionamento com públicos.

g) Plano de Captação de Recursos e Relacionamento com Doadores

É essencial o desenvolvimento de política de captação de recursos voltada a doadores, em complemento aos recursos oriundos das parcerias estratégicas. Os novos aportes trarão mais diversidade às receitas financeiras e estímulos ao desenvolvimento de novos programas, além de mitigar os riscos da concentração nas atuais fontes de recursos.

Os doadores serão tratados como investidores e parceiros da Fundação BB, o relacionamento com estes públicos será aprimorado para o nível de excelência. Assim, saberão que sua participação é tão importante quanto a dos demais parceiros.

h)  Comunicação institucional

A comunicação institucional está em constante desenvolvimento e aprimoramento para que seja mecanismo de transparência e publicidade das ações e projetos, ampliando a visibilidade da Fundação Banco do Brasil e dos parceiros estratégicos.

Em atividades de natureza promocional, será realizada avaliação técnica, em conformidade com o alinhamento estratégico, contrapartida e retorno de imagem. Nas ações de divulgação, serão mantidos os conteúdos atualizados nos diversos canais e plataformas, com atratividade e interatividade para os usuários.

 

  • Compartilhar:
Banner FBB Inclusão que Transforma