Estratégia de Reaplicação de Tecnologia Social

08/06/11
Estratégia de Reaplicação de Tecnologia Social

Desde 2003, a Fundação Banco do Brasil passou a orientar seu investimento social em programas próprios, estruturados e fundamentados em Tecnologias Sociais, que compreendem produtos, técnicas ou metodologias desenvolvidas em interação com as comunidades e que resultem em soluções efetivas de transformação social.
 
A estratégia adotada pela Fundação de reaplicar Tecnologias Sociais como meio para promover a inclusão socioprodutiva, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, visa mobilizar a sociedade em torno do tema com o objetivo de sugeri-lo como instrumento de inclusão e transformação social.
 
A certificação e disseminação de Tecnologias Sociais que apresentam respostas efetivas para diferentes demandas sociais, e a reaplicação em escala de experiências bem sucedidas, por meio da articulação de parcerias, são objetivos da Fundação Banco do Brasil, que reconhece o potencial de iniciativas em condições de serem transformadas em políticas públicas de largo alcance, atingindo grande número de pessoas e comunidades.
 
Para atingir esses objetivos, além do Prêmio de Tecnologia Social e do Banco de Tecnologias Sociais, a Fundação criou o Concurso Aprender e Ensinar, que visa mobilizar educadores e estimular o debate sobre o tema nas escolas públicas de todo o País.
 
Como forma de sistematizar o conhecimento adquirido e divulgá-lo, a Fundação Banco do Brasil apoia publicações sobre o tema e produz manuais para facilitar a aprendizagem e a reaplicação de Tecnologias Sociais. Conheça as cartilhas das Tecnologias Sociais que já foram manualizadas: Produção Agroecológica Integrada e SustentávelSaneamento Básico na Área Rural e Barraginhas.

  • Compartilhar:
Banner FBB Inclusão que Transforma