Academia Educar - Protagonismo Juvenil e Cidadania

certificada 2019

Instituição
FUNDAÇÃO EDUCAR DPASCHOAL DE BENEMERÊNCIA E PRESERVAÇÃO DA CULTURA E MEIO AMBIENTE
Endereço
Av. Anton Von Zubem, 2155 - Jardim São José - Campinas/SP
E-mail
c.camila.figueiredo@educardpaschoal.org.br
Telefone
(11) 3728-8170
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Camila Cheibub Figueiredo(11) 9853-73034c.camila.figueiredo@educardpaschoal.org.brhttps://www.linkedin.com/in/camilacheibubfigueiredo/
Cristiane Annunciato Stefanelli(19) 3728-8129cristiane.stefanelli@educardpaschoal.org.br
Resumo da Tecnologia

A Academia Educar oferece aos adolescentes a oportunidade de despertarem uma postura protagonista e cidadã por meio de uma jornada pedagógica de 250 horas composta por 32 oficinas e 7 projetos-desafios. Protagonismo Juvenil e cidadania são vividos na prática durante o processo de planejamento e execução das atividades, solucionando problemas reais da escola e da comunidade. Ao longo do ano, participantes são liderados por monitores juvenis, egressos, e pela equipe Educar, que facilitam o processo garantindo uma aprendizagem relevante e significativa capaz de alterar a trajetória de vida desses jovens que consolidam competências sócio-emocionais relevantes para uma vida plena.*{ods4},{ods8}*

Tema Principal

Educação

Tema Secundário

Renda

Problema Solucionado

A adolescência é uma etapa delicada e relevante na consolidação do caráter e das competências atitudinais. É nessa fase que os encantos da infância são substituídos pelos desencantos das alterações hormonais provocando distanciamento e olhares mais severos dos adultos. A dificuldade de confiar colocam fogo no conflito geracional e dentro do ambiente escolar, isso se traduz em indisciplina, conflitos verbais e físicos e desinteresse pela escola. Tratando-se de jovens de baixa renda mais expostos a vulnerabilidades sociais essas questões se agravam. Como descreve o professor Antonio Carlos G. Costa (2006): "São pessoas em condições peculiares de desenvolvimento físico, psíquico e social. Suas principais características: ingresso precoce no mercado de trabalho; relação conflitiva com a educação formal; vivência de todo tipo de privação; proximidade de situações de risco e de condutas divergentes; reduzida capacidade competitiva com jovens de outros segmentos sociais; constituição mais precoce de família; dificuldade em obter moradia própria. Essa juventude não pode continuar sendo ignorada ou lembrada apenas pelos mecanismos de controle social do Estado (polícia e justiça)."

Objetivo Geral

Oferecer um ambiente educativo para adolescentes, de 13 a 16 anos, para se descobrirem e encontrarem ferramentas para transformarem todo o seu potencial em atitudes protagonistas e cidadãs, modificando não só a sua vida, mas também a de sua escola e de sua comunidade.

Objetivo Específico

1. Formar protagonistas juvenis e cidadãos: jovens engajados com a solução de problemas reais de sua escola e comunidade. 2. Desenvolver as competências socioemocionais: Autoconhecimento, Autorregulação, Sociabilidade, Competências de relacionamento e Decisões responsáveis. 3. Ampliar o leque de possibilidades futuras fortalecendo os jovens para que descubram os seus talentos e busquem construir e realizar os seus projetos de vida adiando a entrada precoce no mundo do trabalho e ampliando os anos de escolaridade. 4. Formação de professores em Mentor de Protagonismo Juvenil garantindo apoio e incentivo à participação efetiva dos jovens em projetos criativos e autorais na escola. 5. Sensibilizar o olhar da família convidando-a apoiar os jovens na elaboração e realização do projeto de vida deles.

Descrição

A Tecnologia Social Academia Educar, desde 1989, atende adolescente que estejam estudando na rede pública de Campinas, em contra turno escolar, oferecendo atividades de reforço e oficinas de cidadania. Em 1998, o professor Antonio Carlos Gomes da Costa, em colaboração com a equipe Educar, reformulou a Academia Educar, substituindo o reforço escolar por atividades práticas que despertam o protagonismo juvenil e a cidadania, metodologia que vem sendo aplicado até hoje. Colocando o desenvolvimento do adolescente como o foco do projeto, e entendendo que para que o protagonismo juvenil e a cidadania sejam incorporados, eles precisam ser praticados por meio da realização de projetos que resolvam problemas reais de suas escolas e comunidades. Orientam também a nossa prática os quatro pilares da educação - Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Aprender e Aprender a Fazer - estabelecidos pela UNESCO e os ensinamentos dos professores Rubem Alves e José Pacheco. Na Academia Educar as nossas premissas de atuação com os adolescentes são: a) Acreditar na capacidade do jovem; 2) Promover uma postura protagonista e cidadã; 3) Garantir espaço para o diálogo; 4) Inspirar e transpirar. Esse conjunto de conceitos e premissas orientam toda a nossa prática. A Academia Educar acontece anualmente, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas e com as Diretorias Regionais de Ensino Leste e Oeste do Estado de São Paulo. Os parceiros indicam 20 escolas, por ano, para que em fevereiro sejam divulgadas as 100 vagas, e realizado o processo de seleção dos adolescentes participantes do ano. Em março, é iniciada a Jornada Academia Educar, um percurso pedagógico de 250h composto por 32 oficinas, que abordam temas relevantes e significativos para o universo juvenil, e 7 projetos-desafios, divididos em curta, média e longa duração. Nas oficinas, os adolescentes ampliam o seu repertório e encontram espaços para dialogar e adquirir formação em: boas-vindas, integração, como multiplicar na escola, valores humanos e ética, identidade, expressão corporal, comunicação, comunicação não violenta, jogos cooperativos, teatro, escrevendo minha liberdade, jovem na história, momento do cuidado, drogas, redes sociais, a jornada do herói, planejamento do projeto na escola, estação vivência, catavento de letras e números, contação de histórias, estudar e empreender, política, sexualidade, filosofia, marketing pessoal, educação financeira, saúde, educação profissional, eu e o mundo, adolescência, circuito autoconhecimento, encerramento do ano. Intercalando com as Oficinas, os participantes executam 7 projetos-desafios em diferentes grupos e prazos. A cada conquista e entrega de um projeto-desafio são celebradas valorizando os resultados e as aprendizagens adquiridas. Os projetos desafios são: Multiplicação na escola; Oasis Educar; Catavento de Letras e Números; Estação Vivência; Conhecendo o Mundo; Projeto na Escola; Curta na Educar; Espetáculo de Encerramento. Um fator metodológico de grande sucesso e aceitação entre os jovens é contar com o apoio dos monitores juvenis, egressos da Academia Educar, que atuam como protagonistas na condução e facilitação das Oficinas e dos Projetos-desafios, se consolidando como uma referências para os jovens recém chegados e garantindo uma linguagem de jovem pra jovem. A prática nos revelou também que um dos grandes diferenciais da Academia Educar é a mudança na forma como olhamos o jovem, e, a partir disso, da forma como nos relacionamos com eles e como eles acabam se percebendo. Identificamos que era necessário sensibilizar também os demais adultos que se relacionam com esses adolescentes. Assim, realizamos uma formação com os professores-voluntários que acompanham os projetos de protagonismo juvenil dentro da escola, por meio de encontros durante o ano onde apresentamos os conceitos da Academia Educar e desenvolvemos os temas: as premissas de uma relação educadora; competências socioemocionais, ferramentas de desenvolvimento de projetos e técnicas de feedback, diálogo e escuta ativa e atenta. É feito também um trabalho de sensibilização das famílias destacando a importância de todos estarmos juntos oferecendo suporte e incentivo à atuação protagonista e cidadã dos jovens.

Resultado Alcançado

Já são mais de 4.600 jovens formados, 90 monitores juvenis e 80 escolas públicas. Os resultados da implementação podem ser verificados em diferentes dimensões: 1º) impacto nos jovens: se fortalecem e ampliam o leque de possibilidades de futuro reduzindo a propensão à comportamentos de risco. Academia contribui para a conquista da autonomia, permanência do adolescente no sistema educacional e fortalecimento do vínculo entre eles e com a escola, os familiares e a comunidade. A avaliação realizada pela Epistemics/FIA/USP verificou que 31% dos egressos concluíram o ensino superior e 30% estão cursando, contra uma média nacional de 16%, comprovando que passar pelo projeto reduz a evasão no ensino médio. A avaliação mostrou também que os egressos são mais engajados em temas socioambientais e mais conscientes politicamente, sem qualquer víeis de doutrinação. A Academia cria um pólo de atração de competências de lideranças transformadoras. Em 2014 a jovem Majori Nascimento se descobriu uma talentosa contadora de histórias durante o projeto-desafio na escola. Criou o projeto Contar e Compartilhar, levando para professores as técnicas de contação de história e em 2016 foi reconhecida pelo projeto em Harvard (EUA). A jovem Suelen Souza realizou o seu sonho de infância entrando no programa Profis da Unicamp. 2º) impacto no ambiente escolar: Os projetos-desafios que são executados dentro da escola dão conta de transformar o ambiente engajando outros jovens e fortalecendo a relação aluno-professores-gestão-comunidade. Relato dos professores evidencia que as atividades desenvolvem as habilidades socioemocionais, diminuem os conflitos físicos e verbais, engajam os alunos nas propostas pedagógicas e melhora a capacidade de diálogo entre alunos e professores. A gestão democrática é colocada em prática (meta 19 do PNE). A EMEF Oziel Alves Pereira, por exemplo, criou um núcleo de protagonismo juvenil dando voz aos alunos. 3ª) reconhecimento público da metodologia: Em 2016, a Secretaria Municipal de Educação e as Diretorias de Ensino Leste e Oeste de Campinas convidaram a Fundação Educar para oferecer a formação de Mentor em Protagonismo Juvenil para os professores das redes. Esse convite reconhece na metodologia da Educar, premissas e ferramentas efetivas para o engajamento dos jovens e transformação do olhar dos educadores, consolidando um canal para a gestão democrática e a escola como centro de cidadania. Foram mais de 300 professores formados e a parceria já foi renov

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
São Paulo / São PauloParque Industrial12/1989
Patrocínio / Minas GeraisBoa Vista01/2016
Campinas / São PauloJardim Novo Campos Elíseos01/2004
Campinas / São PauloJardim Novo Campos Elíseos01/2005
Campinas / São PauloJardim Novo Campos Elíseos01/2009
Campinas / São PauloSão Bernardo01/2004
Campinas / São PauloSão Bernardo01/2005
Campinas / São PauloSão Bernardo01/2016
Campinas / São PauloSão Bernardo01/2017
Campinas / São PauloSão Bernardo01/2018
Campinas / São PauloJardim São Fernando01/2009
Campinas / São PauloJardim São Fernando01/2010
Campinas / São PauloJardim São Fernando01/2011
Campinas / São PauloJardim São Fernando01/2012
Campinas / São PauloJardim São Fernando01/2013
Campinas / São PauloJardim São Fernando01/2014
Campinas / São PauloJardim São Fernando01/2015
Campinas / São PauloJardim São Fernando01/2016
Campinas / São PauloJardim Novo Campos Elíseos01/2009
Campinas / São PauloJardim Novo Campos Elíseos01/2010
Campinas / São PauloJardim Novo Campos Elíseos01/2012
Campinas / São PauloJardim Novo Campos Elíseos01/2016
Campinas / São PauloJardim Novo Campos Elíseos01/2016
Campinas / São PauloJardim Novo Campos Elíseos01/2017
Campinas / São PauloJardim Santa Monica01/2009
Campinas / São PauloJardim Santa Monica01/2010
Campinas / São PauloVila Renascença01/2010
Campinas / São PauloVila Renascença01/2009
Campinas / São PauloCidade Satélite Iris01/2009
Campinas / São PauloCidade Satélite Iris01/2010
Campinas / São PauloCidade Satélite Iris01/2017
Campinas / São PauloCidade Satélite Iris01/2018
Campinas / São PauloVila Esmeralda01/2009
Campinas / São PauloVila Esmeralda01/2011
Campinas / São PauloVila Esmeralda01/2012
Campinas / São PauloPadre Anchieta01/2009
Campinas / São PauloPadre Anchieta01/2013
Campinas / São PauloPadre Anchieta01/2014
Campinas / São PauloPadre Anchieta01/2015
Campinas / São PauloPadre Anchieta01/2016
Campinas / São PauloVila Brandina01/2009
Campinas / São PauloVila Brandina01/2013
Campinas / São PauloVila Brandina01/2014
Campinas / São PauloVila Brandina01/2015
Campinas / São PauloVila Brandina01/2016
Campinas / São PauloJardim São Marcos01/2009
Campinas / São PauloJardim Novo Cambuí01/2009
Campinas / São PauloBotafogo01/2009
Campinas / São PauloDic I01/2009
Campinas / São PauloEgídio01/2009
Campinas / São PauloParque Floresta01/2009
Campinas / São PauloVila Maria Eugência01/2009
Campinas / São PauloJardim Novo Campos Elíseos01/2009
Campinas / São PauloJardim Planalto de Viracopos01/2009
Campinas / São PauloJardim Planalto de Viracopos01/2017
Campinas / São PauloJardim Planalto de Viracopos01/2018
Campinas / São PauloJardim Fernanda01/2009
Campinas / São PauloJardim Novo Maracanã01/2009
Campinas / São PauloJardim Paulicéia01/2009
Campinas / São PauloVila San Martin01/2009
Campinas / São PauloVila San Martin01/2017
Campinas / São PauloVila San Martin01/2018
Campinas / São PauloVila Perceu Leite de Barros01/2009
Campinas / São PauloVila Santa Isabel01/2009
Campinas / São PauloVila Boa Vista01/2009
Campinas / São PauloSão Bernardo01/2009
Campinas / São PauloNova Sousas01/2010
Campinas / São PauloNova Sousas01/2011
Campinas / São PauloNova Sousas01/2012
Campinas / São PauloNova Sousas01/2013
Campinas / São PauloNova Sousas01/2014
Campinas / São PauloNova Sousas01/2015
Campinas / São PauloNova Sousas01/2016
Campinas / São PauloJardim Paulicéia01/2010
Campinas / São PauloJardim Paulicéia01/2011
Campinas / São PauloJardim Paulicéia01/2012
Campinas / São PauloVila Aeroporto01/2010
Campinas / São PauloVila Aeroporto01/2012
Campinas / São PauloParque Jambeiro01/2010
Campinas / São PauloJardim Mercedes01/2010
Campinas / São PauloJardim Novo Maracanã01/2010
Campinas / São PauloVila Isabel01/2010
Campinas / São PauloVila Castelo Branco01/2010
Campinas / São PauloVila Palácios01/2011
Campinas / São PauloVila Palácios01/2012
Campinas / São PauloVila Palácios01/2013
Campinas / São PauloVila Palácios01/2014
Campinas / São PauloVila Palácios01/2015
Campinas / São PauloParque Fazendinha01/2011
Campinas / São PauloParque Fazendinha01/2012
Campinas / São PauloParque Fazendinha01/2013
Campinas / São PauloParque Fazendinha01/2014
Campinas / São PauloJardim Monte Cristo01/2011
Campinas / São PauloJardim Monte Cristo01/2012
Campinas / São PauloJardim Monte Cristo01/2015
Campinas / São PauloJardim Monte Cristo01/2016
Campinas / São PauloJardim Monte Cristo01/2017
Campinas / São PauloJardim Monte Cristo01/2018
Campinas / São PauloJardim Nova Europa01/2011
Campinas / São PauloJardim Nova Europa01/2012
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Adolescentes
Adulto
Famílias de baixa renda
Professores do ensino fundamental
Professores do Ensino Médio
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Itens necessários: Espaço para a realização das atividades: seguro e com uma infraestrutura para as atividades em grupo incluindo: água potável, banheiros, ar-condicionado ou ventiladores e cadeiras móveis, pois elas serão usadas nas dinâmicas. Aquisição de materiais pedagógicos: canetas, canetinhas, tesouras, colas, cartolinas e papéis. Itens opcionais: Alimentação dos Participantes: é uma responsabilidade que assumimos para garantir que não se atrasem nos deslocamentos entre casa-projeto-escola, mas dependendo do contexto local. Equipamento Datashow e Som: São recursos que auxiliam a apresentação, não tê-los não impede a sua realização. Muitos dos jovens que participam do projeto não contam com esses recursos quando vão multiplicar o que aprenderam na escola. Auxílio-Transporte dos Jovens: Vale verificar as possibilidades de oferecer auxílio-transporte. Camiseta do Projeto: As camisetas servem como forma de identificar os participantes durante as atividades externas. Servem também para dar a ideia de pertencimento ao grupo, mas o crachá também pode ser uma alternativa. Bolsa-Auxílio para Monitores: caso seja viável, é interessante oferecer uma bolsa-auxílio até que eles comecem a aprender a lidar com o próprio dinheiro e a tomar decisões. Os monitores recebem uma bolsa-auxílio de (R$1.100,00/ano) e uma bolsa de estudos no valor e uma bolsa de estudos no valor de R$200,00 ao mês (R$2.400/ano), ambas aprovadas pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

Valor estimado para a implementação da tecnologia

O orçamento anual da Academia Educar é de R$ 270.000,00, neste valor estão inclusos as despesas com alimentação (72 mil reais), transporte (50 mil reais), materiais pedagógicos e equipe (148 mil reais). Vale destacar que oferecemos alimentação e transporte durante os 9 meses da Jornada Academia Educar para 100 jovens participantes e mais 10 monitores.

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
Secretaria Municipal de Educação de Campainas - SPEmite o convite para as escolas e professores participarem do projeto.
Diretoria de Ensino Campinas Leste da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São PauloEmite o convite para as escolas e professores estatuais participarem do projeto.
Diretoria de Ensino Campinas Oeste da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São PauloIndicação das escolas estaduais participantes.
Companhia DPaschoal de ParticipaçãoFinanciador do projeto
DPK - Empresa da Companhia DPaschoalCede a sala multiuso onde as Oficinas e o planejamento dos Projetos-Desafios acontecem.
Anexos da tecnologia
LegendaArquivo/Download
Sistematização da metodologia da Academia Educar - visão geralBaixar
Visão geral das etapas e elementos da metodologia da Academia EducarBaixar
Artigo-Avaliação de Impacto da Academia Educar realizado pelo Epistemics/FIA/USPBaixar
Guia para educadores com o passo a passo da metodologia da Academia Educar - IntroduçãoBaixar
Guia para educadores com o passo a passo da metodologia da Academia Educar - OficinasBaixar
Guia para educadores com o passo a passo da metodologia da Academia Educar - Projetos-DesafioBaixar
Declaração de execução da Academia Educar - Diretoria de Ensino LesteBaixar
Declaração de execução da Academia Educar - Diretoria de Ensino OesteBaixar
Declaração de execução da Academia Educar - Secretaria Municipal de EducaçãoBaixar
Visão geral sistematizada das oficinas e respectivas competências e habilidades a serem desenvolvidas.Baixar
Visão geral sistematizada dos projetos-desafio e respectivas competências e habilidades a serem desenvolvidas.Baixar
Guia de Protagonismo Juvenil na PráticaBaixar
Endereços eletrônicos associados à tecnologiaDepoimento Livre

Jovem: Maria Isabella Rodrigues de Lima,Escola: E.E. Residencial são José Aprendi coisas incríveis e passei a enxergar quem eu sou de verdade. Passei por coisas na qual nem imaginaria que ia conseguir vencer, conheci pessoas na qual nem imaginaria que hoje seriam muito importantes . A Academia foi um ciclo muito importante e que jamais esquecerei pelo fato de ter acrescentado inúmeras coisas na minha vida como a comunicação, solidariedade e acima de tudo me esforçar para fazer nosso mundo melhor. Profa. Juliana Scapim, EMEF Orlando Carpino. Participar da Academia Educar é sempre especial, pois temos o privilégio de acompanhar de perto o trabalho incrível realizado. A Academia oportuniza que os jovens descubram o seu potencial e empoderem-se para transforma a a realidade onde vivem.