Anápolis Sorridente Móvel - Atendimento Odontológico Domiciliar Gratuito

certificada 2011

Instituição
Prefeitura Municipal de Anápolis
Endereço
Avenida Brasil nº 200 - Centro - Anápolis/GO
E-mail
saudebucal@anapolis.go.gov.br
Telefone
(62) 3902-2756
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Luiz Carlos Teixeira Junior(62) 3902-2711luizsemusa@anapolis.go.gov.br
Rosana Ferreira de Morais(62) 3902-2755rosanafem@hotmail.com
Resumo da Tecnologia

Esta tecnologia trata sobre um veículo (micro-ônibus) que oferece atendimento odontológico itinerante gratuito, com estrutura para oferecer diversos tipos de tratamento, atividades educativas, preventivas e curativas aos pacientes da zona rural com dificuldades de deslocamento às cidades.*{ods3}*

Tema Principal

Saúde

Problema Solucionado

Havia um grande número de pessoas com problemas relacionados à saúde bucal que não recebiam assistência em suas casas e, por isso, precisavam faltar ou perder dias de trabalho para ir até a cidade realizar o tratamento. Muitas destas pessoas chegavam a ser atendidas somente em caráter emergencial na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua moradia, também não havia no município projetos e ações voltadas, especificamente, ao problema da saúde bucal dessa população. Este programa, portanto, veio de encontro às necessidades da população, possibilitando não só a melhoria de suas condições de saúde, bem como dos diagnósticos e prevenção de doenças, que passaram a ser realizados de maneira continua e sistemática.

Objetivo Geral

Promover a saúde para toda a população da zona rural através de um trabalho de educação, prevenção e tratamento curativo, visando diminuir o número de pacientes acometidos pela cárie e doença periodontal, estimulando que essas pessoas mantenham e persistam com os tratamentos e aprendizado.

Objetivo Específico

- Resgatar a dignidade do ser humano, levando atendimento de saúde o mais próximo possível de sua casa; - Realizar os mesmos procedimentos da Unidade de Saúde convencional na unidade móvel, seguindo os princípios do SUS (como a universalidade, equidade e integralidade), reduzindo as desigualdades; - Diminuir o índice de dentes cariados entre a população.

Solução Adotada

O programa teve seu lançamento oficial na Fazenda Piancó, com a realização de uma missa que contou com a presença de autoridades, da comunidade, profissionais da área de saúde e todos os envolvidos nesta ação. Para ser um paciente deste programa é preciso apenas realizar um cadastro prévio e agendar a consulta. Em caso de urgência, contudo, se a pessoa estiver sentindo dor, o atendimento é feito na hora. O micro-ônibus é deslocado a uma região e lá atende a todos os moradores (todas as faixas etárias e famílias). Assim que termina seu atendimento, o veículo é novamente deslocado e instalado em outro local. A situação encontrada antes da implantação desta TS era de limitação no atendimento odontológico aos pacientes da zona rural, tanto pela dificuldade de deslocamento à cidade em busca de consulta, quanto pelo tempo perdido (de até um dia) para realização de apenas uma consulta (sem considerar o tratamento posterior). Após o início do Programa Anápolis Sorridente Móvel foram atingidos, em média, de 80 a 100 pacientes por mês, que recebem atendimento sem ter prejuízos nas suas atividades laborais. Isto trouxe uma melhora visível na qualidade de vida destas pessoas.

Resultado Alcançado

Foi notada uma relevante mudança de comportamento na maioria das pessoas. A médio e longo prazo, os resultados esperados são outros, pois com a consolidação do programa esperamos diminuir o índice de doenças bucais na população e observar mudanças não só comportamentais como também em indicadores de Saúde Pública. Resultados quantitativos: em cinco meses, 250 pacientes tiveram seu atendimento concluído. Foram realizados aproximadamente 1200 procedimentos. Resultados qualitativos: o material utilizado no atendimento odontológico é considerado de boa qualidade, de marcas de referência. A autocrítica dos profissionais envolvidos qualifica o serviço oferecido como ótimo ou bom. O grau de satisfação dos pacientes, demonstrado em questionários de avaliação, qualifica o atendimento oferecido como ótimo.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Anápolis / Goiás02/2011
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Agricultores Familiares
Trabalhadores Rurais
Quantidade: 250
Profissionais necessários para implementação da tecnologia
ProfissionalQuantidade
Dentistas2
Auxiliares2
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

- Um micro-ônibus; - Todo equipamento para um consultório odontológico; - Todo material e instrumental necessários para funcionar um consultório odontológico.

Valor estimado para a implementação da tecnologia

Os profissionais são remunerados com verba oriunda do Fundo Municipal de Saúde. Os recursos materiais, englobando gastos com consultório, micro-ônibus e realização do pregão presencial para aquisição de materiais de consumo e instrumentais odontológicos, totalizam, aproximadamente, R$210.000,00.

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
Secretaria Municipal de Saúde - Prefeitura de AnápolisAdministração e financiamento
Forma de Acompanhamento

É realizada uma avaliação do atendimento oferecido através de um questionário aplicado aos usuários para medir seu grau de satisfação, a resolução do problema encontrado, além de investigar as mudanças de hábitos e promoção da saúde a esta população. As perguntas, em alguns casos, são feitas pelos auxiliares às pessoas que tem dificuldade de leitura, sendo o paciente quem indica a resposta.

Forma de Transferência

Este projeto foi divulgado junto à mídia local, em rádio e televisão, além de propagandas na TV local.

Anexos da tecnologia
LegendaArquivo/Download
Reportagem sobre a TSdownload
Endereços eletrônicos associados à tecnologiaDepoimento Livre

O agricultor Saulo da Costa não ia ao dentista: “- A gente vai e perde o dia de serviço. Fica difícil. O tratamento é muito caro. Não é toda vez que a gente tem condição”, diz. O trabalhador rural Donizete Sardinha Sobrinho já passou noites sem dormir: “- Com muita dor de dente. É horrível dor de dente. O micro-ônibus é bom demais. Livra da dor de dente”, avalia.