Artes Nascentes: Centro de Formação de Artesãos

certificada 2011

Instituição
Instituto de Tecnologia Social (ITS)
Endereço
Rua Rego Freitas, nº 454 cj. 73 - República - São Paulo/SP
E-mail
l.otavio@itsbrasil.org.br
Telefone
(11) 3151-6419
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Luiz Otávio de Alencar Miranda(11) 3151-6419l.otavio@itsbrasil.org.br
Resumo da Tecnologia

O Artes Nascentes busca formar jovens e adultos em artesanato de artefatos de madeira e capacitá-los para ação empreendedora, oferecendo suporte aos que pretendem abrir uma empresa e trabalhar na área da restauração e movelaria.*{ods4},{ods8},{ods13}*

Tema Principal

Educação

Tema Secundário

Renda

Problema Solucionado

Segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), 52,41% da população da subprefeitura de São Paulo vive em situação de alta ou altíssima privação e vulnerabilidade social. Esses grupos são constituídos, em sua maioria, por jovens com idade entre 16 e 29 anos. Destes, boa parte se encontra desvinculada de atividades de trabalho e geração de renda (tanto no mercado formal quanto no informal). Segundo dados da pesquisa de emprego e desemprego, 20,62% dos desempregados estão nesta faixa etária, dados que colocam Parelheiros entre as dez subprefeituras com os maiores índices de desemprego entre os jovens do município de São Paulo. É um desafio, portanto, para toda a sociedade, promover a inclusão sócio produtiva desses jovens visando a garantia de seus direitos fundamentais, seu bem estar e de suas famílias.

Objetivo Geral

Formar e qualificar artesãos em artefatos de madeira, que sejam eticamente comprometidos com as questões e práticas ambientalmente sustentáveis, visando gerar trabalho e renda aos jovens e proporcionar condições para abrirem um empreendimento.

Objetivo Específico

- Capacitar, em restauração e conservação de madeira, 50 pessoas da comunidade que desenvolvem atividades na área de produção de artefatos de madeira e seus derivados; - Oferecer assessoria e orientação técnica em gestão ambiental e negócios sustentáveis, através de seis oficinas, para 50 artesãos; - Oferecer assessoria e orientação técnica em gestão de empreendimentos econômicos da área do artesanato em madeira; - Realizar pesquisa para identificar, caracterizar, aperfeiçoar e desenvolver técnicas e tecnologias aplicadas à produção, restauração e conservação de artefatos de madeira e seus derivados.

Solução Adotada

O Artes Nascentes recebe os interessados na qualificação profissional em marcenaria, pessoas que visam futuros empregos ou empreendimentos. São realizadas, no centro de formação de artesãos e de artefatos em madeira Parque Recreio Artes Nascentes, atividades de divulgação, inscrição nos cursos e de educação-aprendizagem. Após a formação, os jovens aprendizes vão estagiar em marcenarias parceiras, que também receberão o processo de incubação de empreendimentos. No centro de formação de artesãos e de artefatos em madeira Parque Recreio Artes Nascentes, os estudantes aprendem a formalizar e administrar seu próprio negócio na área da marcenaria tradicional e artesanato em madeira. Eles têm a possibilidade de escolha entre formalizar o seu negócio ou trabalhar com carteira assinada em empresas, formando, pouco a pouco, um grande cadastro de oferta de trabalho. Em relação à formação, os jovens aprendem questões como legalização do empreendimento, planejamento estratégico, certificação dos produtos (do ponto de vista ambiental), marketing e conhecimento de mercado. Quanto ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, eles aprendem a reconhecer potenciais produtos, como no caso da utilização de bambu, de madeira de reflorestamento e madeira reciclada (restos de demolição, por exemplo) e do reaproveitamento dos resíduos da marcenaria. Também aprendem sobre a preservação, conservação e restauro dos bens culturais, sobretudo de objetos de madeira, como mobiliário, esculturas, molduras, assoalhos, forros, etc. Enfim, são conjuntos de técnicas, metodologias e tecnologias que precisavam ser identificadas, desenvolvidas, aperfeiçoadas e disponibilizadas aos artesãos e empreendedores, como forma de garantir seus direitos de acesso ao conhecimento e aos bens resultantes do desenvolvimento científico e tecnológico.

Resultado Alcançado

Quanto à capacitação, dez turmas, com média de 16 artesãos e adultos cada, foram formadas e 80 certificações feitas. Quanto à geração de trabalho e renda, quatro empresas foram formalizadas e cerca de dez empreendimentos estão em fase de formalização. Ademais, 42 alunos trabalham na área da indústria da transformação e restauração de móveis e patrimônios. Além dos resultados quantitativos, o processo de formação do Artes Nascentes se uniu aos programas que já aconteciam na comunidade e viabilizou outras parcerias como a com o Museu da Cidade de São Paulo, onde os empreendimentos formados assumem a restauração de móveis de madeira do acervo.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
São Paulo / São PauloParque Recreio01/2009
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Adulto
Quantidade: 60
Profissionais necessários para implementação da tecnologia
ProfissionalQuantidade
Técnico responsável pela administração e aulas de formação humana e cidadã.1
Técnicos responsáveis pela tecnologia da madeira, aulas de formação de marcenaria e restauração dos móveis.2
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Os recursos materiais são: - Lamina S.Fita 5/8x0, 6x4800-Baldan 600 c/3 Maq. Nova; - Serra de Widea Fino Acab. 300x 72dts Trap. Tef-Freud; - Lamina S.Fita 1/2x0, 6x4800-Baldan 600 c/3 Maq. Nova; - Serra de Widea Uso Geral 300x60dts Orix; - Folha Lixa Verm. (Mad./Massa) GR. 120; - Fresa Widea Talinha 20 135 x 31 x 4 dts; - Folha Lixa Verm. (Mad./Massa) GR. 180; - Lixadeira Verry 7200 c/Motor 3 CV Mono FL; - Folha Lixa Verm. (Mad.;Massa) GR. 220; - Furadeira Vert. Schulz ½ CV Mand 16 mm – FSB16; - Esquadro Profissional Metálico 12”; - Serra fita Baldan SFC3 600mm c/motor 2cv 4p Trif; - Esquadro Profissional Metálico 10”; - Pistola p/ Pintura Arprex Alta Produção-Mod. 1; - Mascara Descartável P1 p/ Poeira; - Pistola p/ Pintura Arprex Media Produção-Mod. 2; - Óculos de segurança; - Furadeira Dewalt DW 502K – VVR 1/2” 110V; - Protetor de Ouvidos; - Furadeira Paraf. DW 924K2 110V Bat 12v c/ Impacto; - Metro de Madeira – Duplo – Amarelo; - Plaina Dewalt DW 680/677 – 220v; - Lamina p/ Serra 1/2 Esquadria; - Tupia p/ Laminados – DW 670 220 V; - Lamina Widea DW –DT3906 / Plaina DW680; - Bancada p/ Marc. c/ 2 Morsas e.20X53X90 Travada; - Compressor 140 lbs 2cv 6,60a 220v trifásica; - Plaina Manual Profissional Nº 04; - Serra fita- 600 2cv 6,60a 220v trifásica; - Formão para Madeira Forjão 1”; - Coletor de pó 3 bocas 3cv 8,00a 220v trifásica; - Formão para Madeira Forjão 1/2”; - Moto esmeril 0,5cv 3,95a 220; - Formão para Madeira Forjão 1/4”.

Valor estimado para a implementação da tecnologia

O valor estimado é de R$ 90 mil em 12 meses de atividade, além dos salários de bons profissionais que conheçam o ramo da movelaria e indústria da transformação.

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
Museu da Cidade de São PauloAcervos de Móveis e patrimônios em madeira da cidade, a partir desta parceria o Projeto Artes Nascentes viabiliza demanda de serviço de restauração.
Prefeitura de São Paulo - Subprefeitura de ParelheirosTermo de Parceria para os seguintes Itens: a) Seção de Espaço público para realização das atividades; b) Financiamento de manutenção do espaço; c) Financiamento com os custos de água e luz.
Fundação Banco do BrasilTermo de Parceira para financiamento do Projeto na ação de Formação de Artesãos em Produção, Restauração e Conservação de Artefatos em Madeira.
Impacto Ambiental

A madeira usada pelos empreendimentos é a de demolição, contribuindo para a diminuição da destruição da mata atlântica que cerca toda região de Parelheiros.

Forma de Acompanhamento

O acompanhamento do resultado se dará a partir de relatórios e reuniões mensais.

Forma de Transferência

A disseminação da capacitação ocorrerá por meio das apostilas e materiais criados para o gerenciamento do curso de formação. Estes foram disponibilizados à Prefeitura de Diadema, que implementou a formação com grande eficiência.

Endereços eletrônicos associados à tecnologia