Atendimento integral e integrado à criança cardiopata

certificada 2003

Instituição
Sociedade Amigos de Coração
Endereço
Rua Teixeira de Freitas s/n° - Fonseca - Niterói/RJ
E-mail
coracao@sacoracao.org.br
Telefone
(21) 2710-6950
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Juliana Bacis Ceddia(21) 2710-6950jubace@oi.com.br
Resumo da Tecnologia

Serviço de Cardiologia Pediátrica com abordagem sistêmica aos pacientes e foco médico, considerando que o indivíduo afeta e é afetado pelo seu entorno. Atendimento com tecnologia de ponta, de base humanística e com custos viáveis. Racionalização das consultas e exames e agilidade do atendimento.*{ods3}*

Tema Principal

Saúde

Problema Solucionado

O município de Niterói não possuía um serviço médico adequado para atender a população infantil portadora de cardiopatias. Considerando que a referida especialidade não é comum, a Instituição atende também a demanda dos municípios vizinhos.

Objetivo Geral

Atender de forma eficaz e eficiente as crianças cardiopatas do município de Niterói e adjacências.

Objetivo Específico

Proporcionar um atendimento humanizado, ágil, com respeito às especificidades da criança, da família e dos recursos disponíveis; Criar um ambiente de trabalho agradável, estimulante e com vida ética também para os profissionais; Oferecer um modelo de excelência passível de replicação também de outras áreas dentro da medicina. Pesquisar e oferecer todos os recursos em saúde capazes de amenizar o sofrimento humano, tais como: Fitoterapia, Terapia Floral etc., que somam possibilidades terapêuticas aos convencionais.

Solução Adotada

O serviço foi organizado para que os pacientes tenham o diagnóstico ágil e a terapêutica seja instituída imediatamente. Há um sistema de agendamento por telefone, os pacientes têm seu médico de referência acessível. É realizado, além das consultas cardiológicas e exames, consultas de pediatria, odontologia e herbiatria (Clínica do Adolescente). Possui ampla brinquedoteca que funciona como sala de espera e, recentemente, foi inaugurado nosso laboratório de manipulação de medicamentos fitoterápicos que são distribuídos gratuitamente pela Instituição. Em síntese, pode-se dizer que a metodologia é a do trabalho com foco humanitário (entenda-se com isto: a intenção genuína é a solidariedade e a convicção que a assistência à saúde pode ser de boa qualidade se nos compromissamos de “coração”). A partir disto, fica fácil organizar um serviço médico que funcione de verdade, apesar das dificuldades impostas pelo sistema. Todos sabem que a gestão pública de saúde é muito deficitária, mas como cidadãos não podemos aceitar isto de braços cruzados. Pode-se fazer muito com pouco.

Resultado Alcançado

Com a estratégia desenvolvida, temos uma equipe pequena de profissionais (9) que atendem toda a demanda da região. Não temos fila de espera para consultas e exames e todos nossos pacientes estão em dia com suas demandas (consultas, exames, encaminhamentos cirúrgicos e pós-operatório). A equipe compreende o pessoal médico, administrativo e de apoio). Foram atendidos em 13 anos de atividades 15.210 pacientes; destes, 10% apresentam doenças cardíacas crônicas e estão em acompanhamento por tempo indeterminado.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Rio de Janeiro / Rio de JaneiroHospital Getulio Vargas04/1998
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Crianças
Adolescentes
Enfermos
Quantidade: 0
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Local planejado e adaptado especificamente, com plantas, equipamentos médicos (eletrocardiograma, holter, ecocardiograma); computadores, internet, mobiliário agradável e adequado.

Valor estimado para a implementação da tecnologia

Aproximadamente R$ 1 milhão.

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
BNDESFinanciamento da construção e equipagem do centro de cardiologia Pediátrica
Fundação Municipal de SaúdeAcordo de subvenção
AshokaAuxílio na gestão
Forma de Acompanhamento

Preparamos relatórios que avaliam em tempo real o desempenho da instituição para podermos redirecionar as ações que não estão tendo o sucesso esperado. Dizemos que temos um Pensamento Estratégico e não um planejamento porque o cenário é muito volátil e precisamos ficar atentos para corrigir os problemas no início .

Depoimento Livre

Quando a Sociedade Amigos de Coração nasceu, atendia apenas o desejo de um pequeno grupo de profissionais de saúde indignados com o sistema. Após 13 anos de atividades e muitos contratempos, entendemos que nossa vocação é formativa, podemos formar profissionais dentro desta visão humanística e estamos trabalhando com esta perspectiva de longo prazo. Temos residentes do Programa do Médico de Família fazendo estágio na instituição e temos uma formatação em andamento. Outro desdobramento do trabalho sistêmico, foi a utilização da Fitoterapia com o objetivo de proporcionar um recurso de fácil acesso, bons resultados e custo baixo. Com o bom retorno que tivemos com nossos pacientes, construímos um laboratório de manipulação de fitoterápicos que já está em funcionamento.