Baú de Leitura

certificada 2007

Instituição
Movimento de Organização Comunitária
Endereço
Rua Pontal, 61 - Cruzeiro - Feira de Santana/BA
E-mail
moc@moc.org.br
Telefone
(75) 3322-4444
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Vera Maria Oliveira Carneiro(75) 3322-4444vera@moc.org.br
Resumo da Tecnologia

Proposta de leitura lúdica, reflexiva e crítica, com a qual se quer proporcionar às crianças e jovens excluídos espaço e instrumentos, ajudando-os a se ver e a ver o mundo de forma mais digna e humana.*{ods4}*

Tema Principal

Educação

Problema Solucionado

Cerca de 1.200 Baús de Leitura circulando nas escolas do campo do semiárido, com livros de literatura infantil em mais de 1.200 salas de aula de escolas que não tinham acesso a esse material; 21 mil crianças participam do projeto, realizando melhores leituras e ampliando sua visão de mundo; 1.200 professores das escolas do campo capacitados em leitura lúdica e contextualizada; grupos de poesias formados, grupos de teatro, contadores de histórias etc.

Objetivo Geral

Garantir o acesso a livros de literatura infantil a crianças e adolescentes das escolas do campo do semiárido como instrumento de cidadania.

Objetivo Específico

Capacitar professores das escolas do campo numa metodologia de leitura lúdica e prazerosa a partir de uma nova concepção de leitura como instrumento do desenvolvimento; Estimular o gosto duradouro pela leitura em professores e crianças, transformando a leitura em instrumento de desenvolvimento da cidadania, e garantir o direito de acesso a livros de literatura infantil às crianças de escolas públicas do semiárido.

Solução Adotada

Estabelecimento de parceria com prefeituras para implantar e dar sustentabilidade ao projeto, garantindo a formação continuada de educadores para desenvolverem a metodologia; aquisição do Baú de Leitura contendo livros de literatura infantil e materiais didáticos; capacitação de professores para atuar na proposta, e convênio firmado entre o MOC e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia para melhorar a educação nos municípios do semiárido. O acervo do Baú de Leitura é constituído de livros da literatura infanto-juvenil brasileira contendo histórias, fábulas, poemas, contos de fadas, lendas indígenas, negras e do nordeste brasileiro, que oferecem oportunidades diversificadas para se trabalhar alegremente a leitura dentro das temáticas abordadas. Por exemplo: através da história “Jeito de Ser”, da autora Nye Ribeiro, trabalham-se as diferenças étnicas, físicas, de gênero, de sexualidade etc. A partir daí se constroem novos valores, é o Mote 1, Identidade. Outro, é “O Homem que Espalhou o Deserto”, de Ignácio de Loyola, onde se trabalha a importância do cuidado com o meio ambiente, especialmente no semiárido; Mote 2, Meio Ambiente; “O Segredo do Galo Madrinha”, de Assis Brandão, sobre as relações sociais, o Mote 3 – Cidadania e Participação Social. Para desenvolver o projeto há todo um processo de envolvimento da comunidade. Por exemplo, a partir da leitura de um livro de histórias: “O Homem que Espalhou o Deserto”, de Ignácio de Loyola, é possível fazer um debate e reflexões com a comunidade para evitar queimadas, desmatamento, cuidar mais do meio ambiente, proteger a natureza, fazer pomares e hortas escolares, dentre outras possibilidades. Outro exemplo, é de fortalecimento da identidade, de uma população que vive numa região específicas, com sua cultura e suas potencialidades. Através da leitura do livro “Jeito de Ser “ de Nye Ribeiro, é possível fazer uma reflexão com crianças sobre valores de respeito às diferenças, solidariedade com as pessoas, fortalecendo as identidades indígenas, negras e outras.

Resultado Alcançado

- 1.200 Baús de Leitura implantados e em atividade nas escolas do campo; - 1.200 professores capacitados na metodologia; - 21 mil crianças participando do projeto; - Melhoria da aprendizagem , desenvolvendo os potenciais criativos e artísticos das crianças. - Prefeituras municipais assumindo o projeto – o projeto está em mais de 91 municípios da Bahia. - Sistematização da experiência em livro: “Baú de Leitura: lendo histórias, construindo cidadania”. - Secretaria da Educação do Estado da Bahia assumindo o Projeto como uma experiência que pode contribuir na construção de políticas públicas de educação e de incentivo à leitura.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Feira de Santana / Bahia07/1999
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Crianças
Professores do ensino básico
Quantidade: 0
Profissionais necessários para implementação da tecnologia
ProfissionalQuantidade
Professores3
Coordenação1
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

- 45 livros de literatura infanto-juvenil; - 1 caixa de sisal; - material didático: lápis de cor, hidrocor, papel ofício, papel crepom.

Valor estimado para a implementação da tecnologia

Aproximadamente R$ 10.000,00

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
Prefeituras Municipais -
SEC – Secretaria de Educação do Estado da Bahia -
UNICEF -
Impacto Ambiental

Limpeza de espaços e pátios escolares; - Sensibilização das famílias para não fazerem queimadas, desmatamento, não usar agrotóxicos, dentre outras possibilidades; - Construção de pomares e hortas;

Forma de Acompanhamento

Visitas aos municípios e escolas; reuniões com educadores, encontros trimestrais com coordenadores municipais, reuniões de equipe do projeto, apresentação das crianças, sistematizações, elaboração de relatórios etc.

Forma de Transferência

Através da formação sobre a metodologia, a tecnologia poderá ser reaplicada em qualquer realidade. Já foram realizadas capacitações para outras entidades. Por outro lado, a formação de um grupo de coordenadores municipais, onde os mesmos atuam como multiplicadores e refazem a avaliação e capacitação com os professores nos Núcleos de Leitura em cada município.

Depoimento Livre

O Baú de Leitura muda a vida das pessoas, em especial das crianças, adolescentes e professores; e, fazendo um trocadilho com alguns títulos dos livros do Baú de Leitura, neste “jardim de cada um”, a criança vai encontrando, descobrindo ou mesmo modificando seu “jeito de ser ”, sua identidade, a dos outros, a do meio onde vivem seja “nas terras dos orixás”, na “casa da floresta”, nas “lendas indígenas” ou simplesmente “balançando os sonhos” e descobrindo que “viver é uma grande aventura”, que há “o outro lado da história” e que as “imagens do sertão”1 não são somente tristes, que há muito a descobrir e “depois da montanha azul” há um horizonte, e um acreditar que é possível construir um mundo melhor. Isto já está sendo feito. “Até mais verde” !