Central de Processamento de Alimentos

certificada 2003

Instituição
Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS
Endereço
Av. Afonso Pena, 3297- Paço Municipal - Centro - Campo Grande/MS
E-mail
kalnadai@hotmail.com
Telefone
(67) 3314-3593
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Gizeli Motta do Prado(67) 3314-3955cpa@sas.capital.ms.gov.br
Resumo da Tecnologia

A TS objetiva arrecadar alimentos, visando redução do desperdício pelo recebimento de alimentos fora dos padrões de comercialização, mas próprios para consumo. Depois da coleta e seleção, os alimentos são distribuídos a entidades socioassistenciais definidas pela equipe técnica da Central.*{ods2},{ods3}*

Tema Principal

Alimentação

Problema Solucionado

Em 1999, um mapeamento da fome realizado em Campo Grande apontou que cerca de 76 mil pessoas viviam em situação de vulnerabilidade. Detectou-se que cerca de 70 famílias, dos bairros da região norte do município, sobreviviam a partir de coleta de descartes da CEASA, onde 245 crianças e adolescentes circulavam em atividades marginais e irregulares de trabalho.

Objetivo Geral

Arrecadar e distribuir alimentos.

Objetivo Específico

Arrecadar alimentos por meio de articulação do maior número possível de unidades de comercialização, visando a redução do desperdício e o aproveitamento de alimentos. Distribuição gratuita para entidades da rede socioassistencial; atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional do entorno.

Solução Adotada

Os alimentos considerados fora dos padrões de comercialização, mas próprios para consumo humano, são doados e trazidos para a Central através de transporte próprio. Esses alimentos são selecionados, higienizados, classificados, processados ou não, embalados e distribuídos às entidades da rede socioassistencial. As famílias foram cadastradas, tendo em vista a situação de vulnerabilidade socioeconômica e nutricional. Participam de ações socioeducativas e cursos para inclusão produtiva. A localização territorial da unidade, próximo ao CEASA, favorece a sensibilização e envolvimento dos doadores.

Resultado Alcançado

Retirada das famílias de catadores do lixo da CEASA, oferta semanal do kit alimentação para 500 famílias, com aproximadamente 2 mil pessoas beneficiadas, e atendimento a 120 entidades da rede socioassistencial, totalizando aproximadamente 20 mil pessoas beneficiadas.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Campo Grande / Mato Grosso do SulNossa Senhora Aparecida12/2007
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Famílias de baixa renda
Profissionais necessários para implementação da tecnologia
ProfissionalQuantidade
coordenador – profissional da área social ou nutrição1
nutricionista1
assistente social1
auxiliar social1
administrador1
funcionário no setor administrativo1
cozinheiro1
coordenador de coleta1
motorista1
auxiliares de produção8
auxiliares de serviços diversos2
vigias2
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Materiais de Higiene e Equipamentos Higiene: Luva de látex descartável Luva de camurça Touca Bota Avental Detergente neutro Hipoclorito de sódio – sem alvejante, cloro ativo de 2 a 2,5% de ppm Sabonete anticéptico inodoro líquido Papel toalha não reciclado Filme de pvc transparente Sacos plásticos transparentes para embalagens Equipamento: Fogão Geladeira semi-industrial Freezer vertical Câmara fria Caixas térmicas Balança Envasadora Pallets Licheira com pedal Container Despolpadeira de fruta Tachos, panelas Tanque de imersão e aspersão Esteira de seleção (que pode ser acoplada ao tanque) Mesa de Inox Utensílios de Cozinha Equipamentos Administrativos: Computador Mesa de escritório Papel A quantidade dos itens vai variar conforme a quantidade de alimentos que será tratada e de pessoas que trabalharão na Central.

Valor estimado para a implementação da tecnologia

R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais)

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
FBBRecursos financeiros para implantação da CPA
UNICAMP – Universidade de CampinasAssessoria técnica
CEASA – Central de AbastecimentoDoação de Alimentos
COOP-GRANDE – Cooperativa Agrícola de Campo GrandeDoação de Alimentos
Supermercado CarrefourDoação de Alimentos
Pequenos ProdutoresDoação de Alimentos
SEDESC - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do AgronegócioExecutora do Projeto de Agricultura Familiar
Impacto Ambiental

Destino adequado para o descarte dos alimentos: os bons para consumo humano vão para as famílias cadastradas nas entidades socioassistenciais, e o que não é aproveitado para consumo humano, é encaminhado para uma chácara, próxima à CPA, para alimentação animal. A retirada de famílias do lixo da CEASA.

Forma de Acompanhamento

Planilhas de recebimento e doação de alimentos, cadastramento, visitas institucionais, formulário de avaliação e relatórios mensais.

Forma de Transferência

Através da divulgação via mídia regional e nacional, internet, vídeos, visitas “in loco”, folders, usuários/beneficiários e funcionários da entidade.

Endereços eletrônicos associados à tecnologiaDepoimento Livre

A iniciativa da PMCG – Prefeitura Municipal de Campo Grande, é fantástica. Diante da realidade de famílias na Ceasa, em busca de alimentos descartados para sua alimentação, constatou-se a necessidade de ajudar, não só aquelas famílias, como, conforme a quantidade de doações, muito mais famílias necessitadas. O trabalho é sério e vai além da TS. Existe um cadastro de todas as famílias, é feita a identificação de problemas sociais e busca de soluções desses problemas, sob todos os aspectos. O espaço físico onde a TS está inserida possui maquinário específico, cuidado na manipulação dos alimentos doados, profissionais especializados. Tudo contribui para o correto funcionamento e para atingir o objetivo da TS.