Concurso de Hortas Orgânicas

certificada 2007

Instituição
Núcleo Assistencial Humberto de Campos (NAHC)
Endereço
Rua 2070, nº 554 - Centro - Balneário Camboriú/SC
E-mail
nahcbc@gmail.com
Telefone
(47) 3366-1490
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Eneida Krul Guasque(47) 9169-7307eklguasque@gmail.com
Resumo da Tecnologia

O Concurso foi aprovado em 2004 e teve 3 edições de 2006 a 2009, com patrocínio da Petrobras. Contempla as categorias mini-horta, escolar, familiar, empresarial, especializada e comunitária, que recebem visitas periódicas de acompanhamento, sementes, assistência técnica e cursos de qualificação.*{ods2},{ods3},{ods4},{ods17}*

Tema Principal

Alimentação

Tema Secundário

Educação

Problema Solucionado

O Concurso de Hortas foi idealizado em 1996, com a intenção de minimizar os problemas sociais da cidade. Só conseguiu ser implantado com a chegada do Programa Fome Zero, sendo aprovado no COMSEAN BC em 2004. Inicialmente se pensava em complementar e melhorar a qualidade da alimentação.

Objetivo Geral

Minimização da fome e melhoria da renda familiar. Melhorar a qualidade nutricional da alimentação. Preservar o meio ambiente promovendo a agricultura natural, divulgando o conhecimento da compostagem e permacultura. Promover a AUP - Agricultura Urbana e Periurbana.

Objetivo Específico

Orientar a criação de cooperativas ou grupos de trabalho para a comercialização dos produtos ou a transformação dos mesmos antes da comercialização. Incentivar a participação na “Feirinha de Orgânicos” e a criação de novos pontos de venda nos bairros. Promover cursos de qualificação como o “Básico de Hortas” ministrado no Colégio Agrícola de Camboriú – UFSC e os demais cursos e palestras em nossa sede. Promover a agregação familiar. Incentivamos as mães a trabalharem na horta com seus filhos e permanecerem em casa, sem abandoná-los à própria sorte enquanto se ausentam para trabalhar fora em subempregos evitando, assim, situações de risco, quando, na ociosidade, as crianças ficam expostas nas ruas a todo tipo de perigo. Colaborar com as Comunidades Terapêuticas da região na recuperação dos “drogaditos”, pois quem trabalha na horta libera as mesmas endorfinas do prazer (principalmente serotonina e dopamina) que são liberadas com o uso das drogas.

Solução Adotada

Criamos várias categorias de inscrição para dar oportunidade a qualquer pessoa de participar sendo: mini-hortas, escolares, familiares, especializadas, empresariais e as comunitárias em três tamanhos: pequena de três famílias, média até dez famílias e a grande até vinte famílias (com roça ou sem roça). A categoria de inscrição mini-horta visa dar oportunidade para aqueles que moram em apartamentos ou casas sem espaço no quintal, a produzirem em vasos, floreiras ou pequenos canteiros. Convém lembrar que Balneário Camboriú não possui área rural e esta categoria detém 47% das inscrições. Categorias de premiação: A horta mais bonita; a horta mais original; a mais exótica (plantas raras); melhor qualidade nutricional; melhor sistema de irrigação; melhor sistema de adubação; soluções criativas; melhor aproveitamento do espaço; prêmio da família unida (todos colaboram); prêmio melhor idade (horta de idosos); prêmio menoridade (horta de crianças); a horta mais produtiva; 2 prêmios “hors concours”; 5 prêmios (verduras e legumes extraordinários).  A partir de 2007, incentivamos o plantio de ervas medicinais criando os prêmios “Farmácia Viva” e, em 2009, o de “Captação da Água da Chuva”. Os prêmios são sempre em dinheiro. As pessoas, escolas e empresas que desejam participar e concorrer se inscrevem, e então começam a receber visitas da equipe do Concurso de Hortas. Nessas visitas é fornecida orientação para a produção de uma horta orgânica, são distribuídas sementes e os participantes são incentivados a melhorar a produção sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos. Nessas visitas são preenchidas as fichas de avaliação. Durante o concurso é oferecido um Curso Básico de Hortas, com carga horária de 10 horas, em convênio firmado com o Colégio Agrícola de Camboriú, (hoje Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú). O curso é realizado nas dependências do colégio, na cidade vizinha. Os participantes recebem um Certificado de Participação. São oferecidos cursos e palestra de qualificação aos inscritos, em nossa sede, durante todo o ano. Contamos com a ajuda de voluntários e incentivamos a participação da comunidade como "Padrinho / Madrinha de Horta", ajudando o desenvolvimento de alguma horta que deseje apadrinhar, especialmente das pessoas mais carentes.  Os "padrinhos" ou "madrinhas" doam material para aquela horta escolhida, como por exemplo, sementes, uma mangueira, um regador,  tela para cercar o local quando há animais nas proximidades, ou ferramentas de trabalho etc. Os inscritos também são incentivados a produzir sementes e mudas para o concurso que, por sua vez, são distribuídas para outros participantes, formando uma corrente de solidariedade. Os voluntários do Concurso secam, selecionam e empacotam as sementes que serão distribuídas.

Resultado Alcançado

Começamos em 2005 com 103 inscrições e chegamos ao expressivo número de 189 hortas em 2009, todas orgânicas. Atingimos diretamente duas mil pessoas e indiretamente mais de cinco mil. Temos em arquivo mais de oito mil fotos.   Criamos regulamento, fichas de inscrição, visitação e acompanhamento, avaliação de desempenho, produção e avaliação para a premiação. Criamos cartilhas e apostilas que são utilizadas nos cursos ou são criadas a partir dos cursos, como por exemplo: Perguntas e Respostas coletadas nos três anos de cursos no Colégio Agrícola. Fizemos uma pesquisa que demonstrou que cada família da cidade gera de 700 gramas a 1 quilo de lixo orgânico por dia, que está sendo utilizado para a formação de compostagem, impedindo que esse lixo vá para o aterro sanitário evitando aquecimento. Procuramos conscientizar nossos inscritos nessa prática, pois uma das exigências para a premiação é de que a horta possua uma composteira, não importa o tamanho.   Procuramos promover a Geração de Trabalho e Renda, e muitos de nossos inscritos vendem produtos de suas hortas. Procuramos incentivar a criação de cooperativas ou associações, mas a maioria dos inscritos não quer participar; preferem vender seus produtos em casa. Criamos uma Feirinha de Produtos Orgânicos junto ao Armazém do Colono, e poucas famílias se deslocam para essa atividade. Tivemos participação no reconhecimento do quilombola que hoje é uma realidade: “Associação Quilombola do Morro do Boi”. Em 2006, as Agentes de Saúde da Família fizeram um relatório sobre os pacientes depressivos que se inscreveram no Concurso e passaram a trabalhar na horta: melhoraram sua autoestima e deixaram de tomar muitos medicamentos, representando economia para o município. Criamos uma lista de sucos naturais com frutas, verduras e ervas medicinais que é distribuída pelas nutricionistas do Posto de Saúde Central do Município. Esta lista é distribuída para quem tiver interesse, inclusive por um médico de Curitiba. O projeto do Concurso de Hortas para reaplicação já foi enviado via e-mail para dezenas de pessoas, inclusive para a Prefeitura de Lion, França.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Camboriú / Santa Catarina00/2006
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Adolescentes
Adulto
Agricultores Familiares
Agricultores
Famílias de baixa renda
Produtores rurais - Pequenos
Produtores rurais - Médios
População em geral
Profissionais necessários para implementação da tecnologia
ProfissionalQuantidade
Coordenador (liderança e capacidade administrativa)1
Assistente de Coordenação (serviços burocráticos)1
Agentes multiplicadores – O 1º é o observador: fica encarregado dos relatórios durante as visitas. O 2º é responsável pelas sementes e mudas e sua distribuição e orientação de como cultivá-las. O 3º faz a parte social, analisa as condições do local e da família.3
Professor nível superior - Agrônomo1
Professor nível - Agrotécnico1
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Criação das Apostilas e da Cartilha da Horta 3.000 Cartilhas da Horta (para os inscritos e seus familiares e amigos) 500 Apostilas do Curso básico de Hortas 3 Banners 300 Bonés 300 Camisetas 300 Cartazes 2.000 Folders 200 Placas (para afixar nas hortas) Insumos: 2.400 pacotes de sementes variadas

Valor estimado para a implementação da tecnologia

R$ 150.000,00

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
PetrobrasPatrocinou 3 edições do Concurso e patrocinará em 2011 os projetos: Reaplicação da Tecnologia Concurso de Hortas Orgânicas, em Itajaí, bem como 1/3 do Concurso de Hortas de Balneário Camboriú.
EletrosulPatrocinou cartilhas
UFSC - Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú (Colégio Agrícola)Cursos e assistência técnica
UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí -
Fundação Mokiti OkadaCursos e palestras
Armazém do ColonoDisponibiliza espaço para o funcionamento da Feirinha de Produtos Orgânicos
Secretaria do Meio Ambiente – Projeto FitoterápicoCursos e palestras
COMSEAN-BC – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Balneário Camboriú -
CTC - Centro de Treinamento ComunitárioCursos
Impacto Ambiental

A agricultura orgânica traz benefícios ao meio ambiente e à saúde do ser humano. Evitando a utilização de agrotóxicos, adubos químicos e sementes geneticamente modificadas, estamos promovendo a conservação do solo e da natureza. Ensinando a utilização da compostagem, estamos evitando que o lixo orgânico vá para os aterros sanitários, podendo ser utilizado para produzir adubo de alta qualidade. Mantendo o solo livre de defensivos agrícolas estaremos mantendo limpos os mananciais e córregos.

Forma de Transferência

Criamos um projeto de reaplicação da Tecnologia Social Concurso de Hortas Orgânicas onde repassamos, passo a passo, todo o conhecimento e experiência adquiridos desde 2004. Este projeto foi aprovado pela Petrobras e funcionará no vizinho município de Itajaí no ano de 2011. Também estamos montando um site da entidade, onde todos os nossos projetos estarão à disposição para quem tiver interesse.

Anexos da tecnologia
LegendaArquivo/Download
Slides de apresentaçãoBaixar