CLR Centro coleta seletiva lixo rural, metodologia ARCOS e agroecopedagogia

certificada 2013

Instituição
EMATER-MG EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Endereço
RUA 25 DE DEZEMBRO 765 - CENTRO - Arcos/MG
E-mail
arcos@emater.mg.gov.br
Telefone
(37) 3351-1544
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Zenaido Lima da Fonseca(37) 3351-1544arcos@emater.mg.gov.br
Resumo da Tecnologia

Cercado de madeira, tela e piso ou de alvenaria para coleta seletiva lixo rural. Usa metodologia ARCOS Ação Reflexão Combinado Objetividade e Subjetividade, processo participativo e agroecopedagogia: interação extensão rural, pesquisa e ensino nos agroecossistemas para gerar comportamentos sustentáveis.*{ods4},{ods13}*

Tema Principal

Meio ambiente

Tema Secundário

Educação

Problema Solucionado

A coleta de lixo rural foi iniciada pioneiramente, pela EMATERMG Arcos ao criar o Grupo de Ação Ambiental Guaxinim envolvendo  Prefeitura, Escola Municipal Laura Andrade e Boa Vista, Associação de Recicladores e entidades em 2009. Poucos administradores públicos investem na coleta de lixo rural em função de ser no meio rural, falta de organização da comunidade, veículo, e, às vezes, tem invisibilidade política quando não se usa as metodologias participativas. Criada por Zenaido, usamos a metodologia ARCOS e AGROECOPEDAGOGIA e geramos comportamento sustentável. O lixo era queimado ou jogado na natureza produzindo dioxinas e outros contaminantes afetando lençol freático, nascentes e outros corpos d'água. Na primeira ação, de mais de 30, video http://youtu.be/vYHOT_W-2z0 retirada de 9 ton de lixo na Grota do Fundão na Comunidade Rural São Domingos. Logo depois nasceram os CLR - Centros de Coleta Seletiva de Lixo, idealizado por Zenaido. De 2009 até a presente data, vários bota fora de lixo foram realizados, tendo retirado mais de 200 toneladas de lixo em uma educação ambiental prática (segue arquivo via e-mail).

Objetivo Geral

Por intermédio da metodologia ARCOS e agroecopedagogia fazer aflorar o compromisso das pessoas no meio rural e urbano para se comprometerem com a retirada de lixo e promover a cultura de colocar o lixo em locais apropriados.

Objetivo Específico

1) Fazer a coleta seletiva de resíduos sólidos; 2) Realizar educação ambiental prática; 3) Trabalhar educação ambiental das famílias rurais; 4) Propiciar ação e reflexão sobre o meio ambiente; 5) Deflagrar um movimento nacional de atenção para ação de redução e destinação adequada de resíduos sólidos do lixo rural; 6)Proteger a qualidade da água e biodiversidade; 7) Interargir com o setor de ensino em todas as fases, inserindo no DNA comportamentos sustentáveis para serem herdados pelas gerações seguintes; 8) Dar visibilidade politica para que os prefeitos motivem o trabalho com o lixo rural; 9) Demonstrar que é preciso investir no ser humano para investir no meio ambiente.

Solução Adotada

Primeiro passo é reunir com a comunidade e as entidades que podem somar ao processo sendo fundamental envolver o setor de ensino, clubes de serviços, discutir a temática do lixo rural, fazer diagnósticos rápidos e participativos com as comunidades rurais. Nesse processo, utiliza-se de mapas feitos pelas comunidades mostrando as estradas e localizando pontos de entulhos existentes. Grupos são formados para diagnóstico fotográfico, avaliação de acessos de pessoas e veículos, tipificação do lixo, quantificação. Profissionais capacitados reunem, mostram as imagens e falam dos impactos que o lixo causa ao meio ambiente nos diferentes agroescossistemas. Marcam o dia da retirada do lixo observando: luvas para as pessoas, água para beber, caminhão, cordas para içar sacos cheios de lixo, transporte de pessoas. Divulgação nas rádios, encontros religiosos que a ação vai acontecer convidando mais pessoas. Retirada do lixo e destinação para o aterro sanitário para pesagem. Depois, concurso de redação com o tema “o que eu senti em participar de uma ação prática em beneficio do meio ambiente e da vida”, categoria das redações: familias rurais, alunos de escolas. Prêmio para as caegorias e momento especial para entrega dos prêmios, mostrando imagens das ações para os participantes. Coloca placa no local de retirada do lixo informando que a ação foi feita e que conta com a participação de todos para o local continuar limpo. Depois, marca-se um bota fora de lixo das casas rurais combinando locais de colocação do lixo e aqueles que tem muito lixo, o caminhão passa na casa. Realiza reflexão no local de concentração no meio rural. Somente depois que se fala em centro de coleta de lixo; a comunidade define os locais e a Prefeitura faz o compromisso de buscar o lixo no CLR sempre que atingir quantidade de um caminhão de carroceria.

Resultado Alcançado

Implantamos a cultura de não jogar o lixo no meio ambiente, consciência ambiental prática, comportamento ambiental coletivo. Mais de duzentas toneladas de lixo retiradas do meio rural e encaminhadas para o aterro sanitário. O prefeito atual Dr. Roberto, diante da grandiosidade do trabalho e sensibilidade da comunidade com o lixo rural passou a fazer o Centro Coleta de Lixo de alvenaria.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Arcos / Minas GeraisComunidade São Domingos01/2009
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Adolescentes
Adulto
Agricultores
Agricultores Familiares
Alunos do ensino básico
Alunos do ensino fundamental
Alunos do ensino médio
Analfabetos
Catadores de material reciclável
Criadores bovinos
Crianças
Diretor de escola
Gestores Públicos
Jornalistas
Jovens
Lideranças Comunitárias
Mulheres
Operários da Construção civil
Produtores rurais - Grandes
Produtores rurais - Médios
Produtores rurais - Pequenos
Professores do ensino fundamental
Professores do Ensino Médio
Profissionais de Saúde
Profissionais necessários para implementação da tecnologia
ProfissionalQuantidade
Servente de pedreiro1
Pedreiro1
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

13 postes de madeira de 3m de comprimento, 25 metros de tela grossa, madeiras para portão, pregos, areia, brita.

Valor estimado para a implementação da tecnologia

R$700,00

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
Prefeitura Municipal de ArcosTransporte do lixo do Centro de coletas para o aterro sanitário
Impacto Ambiental

Eliminação de fontes diretas de contaminação da água, terra e biodiversidade com dioxina, metais pesados e outros contaminantes; retirada de mais de duzentas toneladas de lixo do meio rural destinado para o aterro sanitário.

Forma de Acompanhamento

Reuniões periódicas com a comunidade para avaliação e divulgação de resultados na imprensa para motivar a Prefeitura.

Forma de Transferência

Reunião com a comunidade, escolas, prefeitura, EMATER, palestra sobre lixo rural, DRP - Diagnóstico Rápido Participativo, diagnóstico dos pontos de lixo, realização de bota fora de lixo rural, divulgação na imprensa, visibilidade, depois a comunidade escolhe onde vai ser implantado o Centro de Coleta de Lixo Rural, produção de material feito com a comunidade para utilizar nas escolas.

Anexos da tecnologia
LegendaArquivo/Download
Retirada do lixo das residências rurais SobradinhoBaixar
Endereços eletrônicos associados à tecnologiaDepoimento Livre

Quanto mais simples for o centro de coleta de lixo melhor. Depois do primeiro feito de tela e madeira com a comunidade, a Prefeitura fez de alvenaria, mas é importante que essa intervenção da Prefeitura seja depois de um tempo, para preservar o protagonismo sustentável. Criamos a metodologia ARCOS, criamos a AGROECOPEDAGOGIA e também utilizamos a metodologia MEXP da EMATER-MG, motivando as pessoas a se ocuparem das questões fundamentais da vida deles e nossa. Hoje, nas áreas trabalhadas, o lixo tem destino correto e isso é muito bom. Fizemos em torno de 5 materias para televisão,10 em jornais, 15 em rádios, além de coluna em revista e nosso site ww.griootzen.com