Banco Inca "Disciplina que Vale Ouro"

certificada 2015

Instituição
Caixa Escolar Intendente Câmara
Endereço
Rua Capitão Serafim, 43 - Santa Efigenia - Itabirito/MG
E-mail
escola.106178@educacao.mg.gov.br
Telefone
(31) 3561-6600
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Atalidia Pinheiro Rodrigues Neves(31) 3561-6600atalidiapinheiro@yahoo.com.brWhatsapp - (31)88346594
Resumo da Tecnologia

Criar mecanismos motivadores de aprendizagem que sejam atraentes e que propiciem um ambiente mais tranquilo e organizado, onde as intervenções educativas sejam capazes de acompanhar os educandos levando-os a melhorar sua aprendizagem e a disciplina em sala de aula.*{ods4}*

Tema Principal

Educação

Problema Solucionado

A instituição enfrenta problemas relacionados à disciplina e à motivação dos alunos para os estudos, pois a escola conta com altíssimo índice de registros de atos indisciplinares e o perfil do aluno é considerado de risco (apresentam desestrutura familiar e social, problemas com alcoolismo, uso de drogas e trafico). Nesse contexto, a indisciplina contribui para elevar o estresse nas relações interpessoais principalmente quando resulta em dispendiosos conflitos na classe. É um dos fatores responsáveis por dificultar o desenvolvimento cognitivo, tanto dos alunos indisciplinados quanto daqueles mais centrados. Cabe à escola garantir as condições apropriadas para o ensino-aprendizagem e mediante a implementação desse projeto constituímos uma medida preventiva para lidar com a indisciplina, favorecendo significativamente o ambiente de ensino e por consequência, as relações interpessoais. Trata-se de uma intervenção pedagógica que, pelo seu caráter lúdico, sensibiliza os alunos e, de forma concomitante, possibilita a eles um estímulo para suprir algumas de suas necessidades mais básicas, tendo em vista a origem socioeconômica de muitos desses.

Objetivo Geral

Possibilitar ao aluno trabalhar a disciplina disseminando, simultaneamente, conhecimentos sobre finanças, sistema de créditos e débitos, economias e poupanças além de estimular a permanência do aluno na escola, incentivar a cooperação e a solidariedade entre esses.

Objetivo Específico

Melhorar a disciplina, o interesse, participação e motivação dos alunos para os estudos; Estimular a permanência do aluno na escola; Favorecer um desempenho e aprendizagem eficazes; Estimular a cooperação e solidariedade entre os alunos; Valorizar o diálogo e o respeito às diferenças individuais; Conscientizar os educandos sobre responsabilidades financeiras.

Descrição

Na implementação do BANCO INCA foi criada uma "agência bancária" na escola e elaborado um contrato de abertura de conta e prestação de serviços, o qual descreve condições para participação do aluno e informações pertinentes ao funcionamento do banco. Instituiu-se uma moeda corrente, inclusive com as referidas cédulas, denominada INCA – I$ ( abreviatura do nome da escola ). Esta "agência bancária" foi inaugurada com uma palestra dos funcionários do Banco do Brasil de Itabirito o Sr.José Messias Junior- Gerente de Relacionamento de Pessoa Física e o Sr Luiz Claudio Andrade Souza - Assistente de Negócio Pessoa Física, que demonstraram como é o funcionamento de uma agência de verdade e também promovendo uma reflexão sobre educação financeira. Foi criada também uma pequena lojinha com objetos doados pelo comércio local, funcionários , amigos da escola e pela agência do Banco do Brasil de Itabirito. Na vitrine localizada na Diretoria da escola estão expostos os artigos para a venda, destacando-se: aparelhos de MP3, perfumes, batons, colares, meias, anéis, kits escolares, agendas, computador,celular, bicicleta, etc. Todos os meses, uma das professoras da escola percorre o comércio local solicitando doações e patrocínios para a loja. Cada aluno tem a oportunidade de conseguir I$50,00 ( Cinquenta INCAS ) por semana. Como são ministradas 5 aulas por dia, o aluno poderá receber a cada aula I$2,00 e ao final de cada dia I$10,00. Para receber os INCAS os alunos são avaliados pelos professores durante toda a semana. Por meio de uma planilha, os docentes controlam a aquisição de INCAS pelos alunos registrando positivos e negativos. Cada positivo equivale a dois INCAS, sendo avaliados os seguintes critérios: frequência, disciplina, participação nas aulas e cumprimento das tarefas escolares. Quando o aluno não procede conforme os critérios especificados acima, o professor lhe atribui um negativo e ele deixa de receber os INCAS equivalentes. Por intermédio da agência, ao final de cada semana, na sexta-feira, são contabilizados os INCAS recebidos por cada aluno e mediante a tabela de controle do professor, efetua-se o pagamento para os alunos. De posse da moeda corrente o aluno poderá depositar o seu valor no BANCO INCA ou fazer investimentos adquirindo os produtos que encontram-se à venda na Loja do BANCO. Ao lado da vitrine há uma tabela contendo os preços de cada produto a ser vendido.

Resultado Alcançado

Positivos: Os alunos, no decorrer do projeto, mostram-se cada vez mais entusiasmados, alguns deles passam a frequentar mais as aulas, diminuem o comportamento indisciplinado e comprometem-se mais com a escola e os estudos. Uma parte deles passam a ter a uma preocupação de projetar metas para aquisição dos produtos da lojinha, criando o hábito de poupar a moeda INCA. Os pais relatam uma melhora na motivação dos filhos em relação a frequência às aulas e atividades da escola. Negativos: Não é possível atingir uma mudança de hábitos em todos os alunos. Ao longo do projeto enfrenta-se sérias dificuldades na manutenção da lojinha, por falta de recursos para manter os produtos de interesse dos participantes, o que desmotiva parte dos alunos.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Itabirito / Minas GeraisSanta Efigênia08/2008
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Adolescentes
Jovens
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Bicicleta , Celular, Chip de celular, Mini caixa de Som, Cartão de memória, Computador, Vídeo Game, Notebook, Chuteira, Kit de Maquiagem , Boné, Bola de Futebol, Secador, Chapa de Cabelo, Câmara Digital, Tablet, Televisão, Micro System, Skate, Smartphone , Pendrive, Piscina. Toddyinho, Iogurte de frutas, Suco, Biscoito Recheado, Barra de Chocolate, Banana, Maçã, Barra de Cereais, Melancia, Laranja, Abacaxi, Uva, Goiaba, Mamão Caixa de Bombom, Bombom Avulso, Pirulito, Bala,Sorvete, Picolé.

Valor estimado para a implementação da tecnologia

Aproximadamente R$50.000,00 (cinquenta mil reais) por ano.

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
Comércio localDoação de itens para a lojinha
Anexos da tecnologia
LegendaArquivo/Download
Modelo do contrato que o aluno assina ao participar do projetoBaixar
Depoimento Livre

“Após a implantação do Banco Inca podemos perceber na escola o entusiasmo dos alunos com o projeto. É gratificante quando o aluno consegue através da lojinha do Inca, comprar um presente para a mãe, irmãos e pai. E mais que isso, a disciplina das turmas melhorou muito, comprovando que esta iniciativa é mais uma ferramenta para que o professor consiga um ambiente propício ao ensino em sala de aula, e consequentemente, significativo para a aprendizagem.” Prof. Atalídia Pinheiro Rodrigues Neves - Diretora