Academia Estudantil de Letras

certificada 2015

Instituição
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
Endereço
Rua Borges Lagoa, 1230 - Vila Clementino - São Paulo/SP
E-mail
emilia.cipriano@prefeitura.sp.gov.br
Telefone
(11) 3396-0600
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
EMÍLIA MARIA BEZERRA CIPRIANO CASTRO SANCHES(11) 3396-0763emilia.cipriano@prefeitura.sp.gov.br
Maria Sueli Fonseca Gonçalves(11) 99204-8112suelizinha@uol.com.brfacebook/Sueli Gonçalves twitter: @suelizinha blog: www.portaldaael.blogspot.com
Resumo da Tecnologia

A “Academia Estudantil de Letras – AEL” configura-se em espaço de leitura que explora a função humanizadora da literatura, sensibilizando, provocando reflexões e favorecendo o exercício do protagonismo infanto-juvenil e adulto. O projeto desenvolve a competência leitora e escritora; assegura o acesso e a apreciação de textos literários, contribui com a ampliação do universo cultural, elevando a autoestima. Promove a inclusão social no processo de aquisição da linguagem, por metodologia lúdica, configurando-se em estratégia pedagógica de motivação prazerosa, que apresente resultados positivos de transformação da vida dos educandos.*{ods3},{ods4}*

Tema Principal

Educação

Problema Solucionado

Diante de uma realidade violenta, com alunos desmotivados, que não acreditavam mais em seu potencial por estarem acostumados a sucessivos fracassos, na escola e na vida, a educadora Sueli Gonçalves, professora de Lingua Portuguesa, sentiu a necessidade premente de transformar essa situação que a angustiava e a impedia de desenvolver um trabalho satisfatório em relação ao avanço da aprrendizagem na sala de aula. Era nítida a defasagem na competência leitora e escritora dos educandos, incompatível com a fase escolar em que se encontravam. Estava posto o desafio. Como despertar o interesse desses alunos pella Literatura? Como despertar o interesse desses alunos por si mesmos? Como resgatar a autoestima desses alunos e reinseri-los em um ambiente de paz? Neste infrutífero contexto, qualquer livro que fosse sugerido para leitura seria alvo de reclamações e repúdio. O cofronto diário com essa realidade motivou a criação da Academia Estudantil de Letras.

Objetivo Geral

Desenvolver a competência leitora e escritora, elevando a autoestima, promovendo a inclusão social no processo de aquisição da linguagem e à formação integral do educando.

Objetivo Específico

Preconizar o domínio da leitura como meio viabilizador de uma vida com autonomia; Assegurar acesso e apreciação de textos literários; Desenvolver a capacidade comunicativa dos alunos; Reconhecer a oralidade como primeiro avanço facilitador do desenvolvimento da leitura e da escrita; Realizar concursos literários e apoiar toda e qualquer manifestação de arte dentro da escola; Permitir ir além do pensamento convencional e linear; Convidar escritores, poetas e artistas, de todas as áreas de atuação, como forma de incentivo e desmistificação da arte, tornando real uma aproximação entre estes e os alunos; Promover ações que facilitem o exercício do protagonismo; Promover a efervescência literária em um ambiente onde a paz seja efetivamente vivenciada, combatendo as manifestações de violência e de falta de amor. Promover a educação para a cidadania, fomentando atitudes de respeito pela vida e pela natureza; Estabelecer um território de diálogo entre a escola e o mundo;

Descrição

A Academia Estudantil de Letras (AEL) é uma autêntica Academia de Letras, com as devidas adaptações para o público estudantil. Os encontros literários do projeto acontecem fora do horário regular, dentro de uma perspectiva que defende a educação em tempo integral, com a utilização de outras abordagens educativas e a utilização de espaços diferenciados para as aulas. Dentro da dinâmica de encontros literários que privilegiam os aspectos lúdicos da leitura, os alunos escolhem um autor da literatura para representar na Academia, para assumir a sua cadeira literária. Eles pesquisam e realizam seminários sobre o escritor que escolheu, seu escritor preferido. Com o tempo, os estudantes mais experientes vão assumindo, de forma processual, a titularidade das cadeiras pretendidas, o que lhes é conferido na cerimônia anual de posse. Os alunos dos anos precedentes são preparados, como membros correspondentes ou suplentes, para assumir a titularidade da cadeira quando escolherem seu escritor preferido. Quando os mais experientes saem, é garantida a continuidade do processo. As oficinas de teatro, desenvolvidas uma vez por semana e ministradas por meio de uma assessoria, procuram trazer outra forma de expressão para os gêneros literários trabalhados, permitindo que os alunos aprendam a expressar a literatura de forma adaptada pelas Artes Cênicas. Os educandos participam da AEL por livre iniciativa e, em sua maioria, continuam no projeto até a conclusão de seus cursos (em alguns casos ex-alunos continuam a participar das atividades porque não querem se dissociar do projeto). Além dos encontros, os alunos participam também de eventos culturais, encontro com escritores, solenidades de fundação de novas Academias, festas anuais de posse e mostras de teatro (Semana de Arte Moderna), onde encenam obras da literatura. A Academia Estudantil de Letras configura-se em um espaço de leitura, que explora a função humanizadora da literatura, sensibilizando, provocando reflexões, elevando a autoestima e favorecendo o exercício do protagonismo infanto-juvenil e adulto. Para o funcionamento do projeto, a equipe gestora e docente leva a proposta à reunião do Conselho Escolar, para conhecimento e aprovação da comunidade. Após a ratificação da Supervisão Escolar, há uma mobilização conjunta para divulgação nas salas de aula para as inscrições. É apresentada aos alunos a Lista dos Acadêmicos com o número da Cadeira Literária, que será preenchida pelo aluno interessado de acordo com o autor pretendido que, geralmente, é definido durante o processo. Excetuando-se a Cadeira Número 1, que é reservada para o aluno que representará o Patrono da Academia correspondente, as demais cadeiras literárias são numeradas na ordem em que vão surgindo os interessados. No projeto, não há qualquer pré-requisito para o ingresso dos alunos nem se estabelece um limite máximo de participantes, a não ser o número de professores disponíveis para assessorá-los. Os professores que decidem participar do projeto se identificam com essa prática porque reconhecem a importância da leitura e das diferentes estratégias de ensino. Os professores exercem na AEL a função de Coordenadores dos Estudos Literários. Estes desenvolvem as atividades fora do horário regular de suas aulas atribuídas e também do horário regular das aulas dos alunos. Os educadores envolvidos no projeto frequentam os Cursos de Formação, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, para subsidiar o trabalho e detalhar a metodologia utilizada na dinâmica das ações. Os encontros literários acontecem na própria escola, em dias e horários determinados, com agrupamentos e ações definidas: • Titulares - alunos do Ciclo Interdisciplinar (sexto ano) e do Ciclo Autoral (sétimos, oitavos e nonos anos) e da Educação de Jovens e Adultos – EJA (quando for o caso); • Membros Correspondentes - alunos do ciclo Interdisciplinar (quartos, quintos e sextos anos), que optam pelos mesmos autores escolhidos pelos membros titulares ou por qualquer outro autor, se preferirem criar uma cadeira nova; • Membros Principiantes - alunos do Ciclo de Alfabetização (primeiro, segundo e terceiro ano) que, ao contrário dos demais participantes, não escolhem um autor específico; são apresentados a vários deles, para que, futuramente, possam também fazer as suas escolhas. Nas aulas, os Coordenadores de Estudos Literários buscam ampliar o repertório cultural dos alunos por meio de estratégias pontuais. Cada participante organiza sua "Pasta do Acadêmico" (portfólio), com pesquisa sobre vida e obra dos autores, elaborada para despertar a curiosidade, instigando a ampliação da pesquisa, a partir dos dados oferecidos. Os professores criam atividades interessantes e lúdicas, para surpreender os alunos e apresentar os autores aos grupos, utilizando livros, recursos midiáticos, encenações, músicas etc.

Resultado Alcançado

Avanço na aprendizagem dos alunos, no exercício do protagonismo infanto-juvenil e adulto, na edificação da autoestima como elemento de valorização humana; Desenvolvimento da capacidade comunicativa dos alunos, das competências leitora e escritora, da oralidade e da expressão artística; Existência de trinta Academias Estudantis de Letras, prioritariamente na Diretoria Regional de Educação da Penha; projeto em fase de expansão para as demais Diretorias Regionais de Educação, abrangendo toda a Rede Municipal de Ensino de São Paulo; Mil e quinhentos alunos diretamente envolvidos no projeto; Constatação de que a postura acadêmica é, gradativamente, vivenciada também na sala de aula; Alunos escrevendo seus próprios poemas, dramaturgias e até esboços de livros. Participação e premiação de alunos acadêmicos em concursos literários de âmbito nacional; Procura acentuada dos alunos acadêmicos pelas Salas de Leitura e Laboratórios de Informática das Unidades Escolares, inclusive, nos horários optativos, para retirada de livros e realização de pesquisas; Necessidade de elaboração de listas de espera, mediante o grande número de alunos interessados em participar da Academia em todas as escolas; Criação de valores como amizade, respeito e cooperação entre os integrantes. Criação de um ambiente pacífico e profícuo, a partir da apreciação da literatura; Resgate da autoestima, a partir de sua identificação e convivência com os autores e com os demais acadêmicos; Interação dos Acadêmicos de diversas escolas por meio de redes sociais e blogs, criados pelos professores e alunos envolvidos no Projeto; Integração de todas as Academias, em momentos especiais de solenidades e participação coletiva, em eventos externos; Bom desempenho escolar, em Língua Portuguesa e Literatura, dos alunos acadêmicos que ingressam no Ensino Médio; Participação significativa dos pais e da comunidade escolar em todos os eventos promovidos pelo projeto; Replicação de Academias Estudantis de Letras em unidades escolares de outras cidades e estados, inspiradas neste projeto e motivadas por sua fácil aplicabilidade, alta aceitação e efetivos resultados. Manifestação de apoio ao Projeto por parte de escritores consagrados, homenageados como patronos de Academias: Ziraldo, Pedro Bandeira, Lygia Fagundes Telles, Chico Buarque de Hollanda, Walcyr Carrasco, Ana Maria Machado, Rubem Alves, Luís Fernando Veríssimo, Tatiana Belinky e Ricardo Azevedo e Eva Furnari.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
São Paulo / São PauloPenha05/2005
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Adolescentes
Adulto
Alunos do ensino fundamental
Alunos do ensino médio
Crianças
Diretor de escola
Jovens
Professores do ensino básico
Professores do ensino fundamental
Professores do Ensino Médio
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Para atividades contínuas: Kit Acadêmico com: medalha, diploma, capa do Acadêmico, camiseta personalizada, "pasta acadêmica" personalizada para acondicionar as pesquisas literárias dos acadêmicos, cadernos e canetas personalizados; Biblioteca com obras dos principais autores e do patrono das Academias; Para atividades esporádicas: Ônibus para os passeios culturais; Livros para presentear os acadêmicos em ocasiões especiais; Livros de atas personalizados; Banners em homenagem ao patrono de cada academia; Bandeira da AEL; Toalha da mesa de honra; Capa para personalização de encosto de cadeiras para cerimônias de premiação; Entradas para cinema e teatro; Convites e envelopes personalizados; Folheto para divulgação do projeto; Material para criação de cenários e figurinos; Serviços de fotografia e de audiovisual; Serviços de costura (confecção das capas acadêmicas, capas das cadeiras e toalhas das mesas de honra;

Valor estimado para a implementação da tecnologia

R$ 15.000,00 para cada unidade escolar anualmente.

Anexos da tecnologia
LegendaArquivo/Download
vídeo_AELdownload
apresentação_AELBaixar
fotos e linksBaixar
Certificação do projeto_2013Baixar
Academia Estudantil de LetrasBaixar
Endereços eletrônicos associados à tecnologiaDepoimento Livre

Na Academia Estudantil de Letras, vivi anos tão incríveis e tão memoráveis que nem sei por onde começar. Essa foi a fase mais importante da minha adolescência. Éramos bastante comprometidos com a literatura. Respirávamos poesia. Vivemos experiências únicas. No palco, espalhávamos amor, paz, harmonia a todos os que ali estavam para nos ouvir. Sempre que me lembro desses momentos, me emociono. Declamávamos os poemas e conseguíamos tocar as pessoas, era visível a explosão de sentimentos. É lindo lembrar. A Academia Estudantil de Letras me fez acreditar que todos os sonhos são possíveis, desde que batalhemos para isso. Rafael Pereira, ex-aluno que assumiu a cadeira número 1 da Academia Estudantil de Letras Padre Antonio Vieira, especialista na literatura de padre Antonio Vieira