Aula Espetáculo pedagogia griô

certificada 2015

Instituição
Associação Grãos de Luz
Endereço
Rua Nossa Senhora da Vitória, SNº - Centro - Lençóis/BA
E-mail
graosdeluzegrio@gmail.com
Telefone
(75) 3334-1040
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Lillian Mercia de Oliveira Pacheco(75) 9215-3581graosdeluzegrio@gmail.com
Resumo da Tecnologia

Aula espetáculo é uma pratica a Pedagogia Griô que é uma pedagogia da vivência afetiva e cultural que facilita o diálogo entre as idades, entre a escola e a comunidade, entre grupos étnico-raciais interagindo e mediando saberes ancestrais de tradição oral e as ciências formais, por meio do reconhecimento do lugar social, político e econômico dos mestres griôs na educação, para a elaboração do conhecimento e de um projeto de vida que tem como foco a potencialização da identidade, o vínculo com a ancestralidade e a celebração da vida. A aula espetáculo parte da definição de um tema gerador na comunidade relacionada a direitos humanos - como água, saneamento, educação, saúde.*{ods4}*

Tema Principal

Educação

Problema Solucionado

A região da Chapada Diamantina abrange um parque nacional com espécies únicas em todo mundo e cidades históricas, inclusive Lençóis que é tombada como patrimônio histórico cultural da humanidade. Possui um desenvolvimento social principalmente baseado no turismo, excludente em relação à educação, cultura e economia de comunidades de periferia, quilombolas, rurais. Como em todo o Brasil, a educação é dissociada da sua riqueza ambiental e cultural, desvinculada de temas de desenvolvimento comunitário como: gênero, terra, água, saneamento, raça, segurança alimentar e possui alguns dos mais baixos índices de escolarização de crianças e adolescentes, o que tem causado 0% de aprovação no ENEM para jovens do ensino médio. A aula espetáculo investe numa educação contextualizada que valoriza os temas comunitários relacionados a identidade e desenvolvimento comunitário da região nos currículos de educação e investe no empoderamento dos jovens para qualificação dos indicadores de escolarização se utilizando de metodologias progressistas, evolucionárias e comunitárias.

Objetivo Geral

Empoderamento e protagonismo de jovens de famílias de periferia, baixa renda, afrodescendentes nas políticas públicas municipais por meio da produção partilhada e apresentação de aulas espetáculos que problematizam a realidade, conquistam direitos e qualificam a educação contextualizada.

Objetivo Específico

- mobilização e problematização de temas geradores na comunidade para a conquista de direitos humanos - como água, saneamento, educação, saúde e outros; - realização de encontros dialógicos, pesquisas teóricas e vivenciais partilhadas entre jovens, família e comunidade; - produção partilhada na comunidade de roteiro, livros, filmes, gráficos, matérias de jornais, revistas e outros produtos didáticos e de comunica que abordam temas geradores relevantes e qualificam a educação dos jovens e da comunidade; - integração das diversas formas de elaboração do conhecimento - as linguagens artísticas, os saberes tradicionais e as ciências - na produção de espetáculos em formato de aulas com contação de histórias, danças, cantigas, produções audiovisuais e envolvendo todas as idades e grupos étnicos da comunidade. - inovação sistematização da pedagogia para qualificação do processo de ensino/aprendizagem com metodologias libertadoras, progressistas, evolucionárias e comunitárias;

Descrição

A aula espetáculo parte da definição de um tema gerador na comunidade relacionada a direitos humanos - gênero, raça, água, saneamento, educação, saúde. A partir deste tema gerador são realizados encontros dialógicos e pesquisas teóricas e vivenciais na comunidade e jogos literários para construção de roteiro com conteúdos em livros, filmes, gráficos, matérias de jornais e, revistas que abordam o tema gerador. Os jovens se dividem em diferentes linguagens artísticas para estudarem e produzirem o conhecimento de forma partilhada com a comunidade por meio da arte, do mito, da brincadeira, das ciências e todas as formas de elaboração do conhecimento. A culminância do estudo e produção partilhada sobre o tema são aulas espetáculo entre jovens e todas as idades apresentada com a linguagem da tradição oral, do teatro, do audiovisual, da musica e das artes gráficas. Nas oficinas das artes em geral os jovens aprendem a expressar sua identidade, seus sentimentos, suas visões de mundo, suas histórias e projetos de vida. Por meio da arte, exercitam algum instrumento ou linguagem artística e aprendem a produzir de forma compartilhada e a elaborar o conhecimento integrando todas as linguagens artísticas e assuntos com os saberes tradicionais da sua comunidade, com a sua história de vida, e com o seu projeto de vida e da comunidade. Os jovens e a comunidade participam de todo o processo da montagem do roteiro, da captação de imagens, das edições, da criação das cenas, da criação das artes gráficas, da divulgação, da produção do cenário, do figurino, da produção cultural, da mobilização e da elaboração de textos coletivos para o diálogo com o público das escolas, estudantes e educadores. Os materiais didáticos e textos produzidos são conteúdos para o encaminhamento coletivo de ações civis publicas, passeatas, comissões, e outras formas de incidência política para conquista dos direitos da comunidade e qualificação da educação dos jovens

Resultado Alcançado

- 200 jovens de famílias de periferia, baixa renda, afrodescendentes de Lençóis empoderados a respeito das políticas públicas municipais por meio da produção partilhada e apresentação de aulas espetáculos que problematizam a realidade, conquistam direitos e qualificam a educação contextualizada; - mais de 1500 educadores, lideranças comunitárias, mestres griôs, estudantes das comunidades de Lençóis envolvidos na conquista da diminuição de taxa abusiva de esgoto, em processos coletivos de abastecimento de água, na ação civil pública contra o lixão a céu aberto, na conquista do sistema municipal de cultura; na aprendizagem sobre a história e a cultura mobilização e problematização de temas geradores na comunidade para a conquista de direitos humanos - como água, saneamento, educação, saúde e outros; - 14 aulas espetáculos produzidas para um público de mais de 10.000 pessoas apresentados em escolas, centros de cultura e festivais em Lençóis, Salvador, Brasília, Espanha; - mais de 5000 produtos entre roteiro, livros, filmes, gráficos, matérias de jornais, artigos para revistas, incluso revistas de tecnologias sociais inovadoras e outros produtos didáticos e de comunicação partilhados no Brasil; - 5 cursos de extensão, pós graduação aprovados nas universidades como USP, Unicamp, UFRJ e UFBA sobre as práticas da pedagogia griô, entre elas as aulas espetáculos; - inovação sistematização da pedagogia para qualificação do processo de ensino e aprendizagem com metodologias libertadoras, progressistas, evolucionárias e comunitárias;.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Lençóis / Bahia5 comunidades de periferia e rurais10/2001
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Adolescentes
Adulto
Afrodescendentes
Alunos do ensino básico
Alunos do ensino fundamental
Alunos do ensino médio
Alunos do ensino superior
Analfabetos
Assentados rurais
Crianças
Famílias de baixa renda
Gestores Públicos
Jovens
Lideranças Comunitárias
Mulheres
Organização não Governamental
População em geral
Povos Tradicionais
Produtores rurais - Pequenos
Professores do ensino básico
Professores do ensino fundamental
Professores do Ensino Médio
Professores do Ensino Superior
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

As despesas de cenário, figurino, equipamentos das oficinas, materiais pedagógicos e contratação de educadores custam em média de zero a R$ 3.000 conforme as parcerias conquistadas na comunidade.

Valor estimado para a implementação da tecnologia

Uma aula espetáculo custa uma média de R$ 7.000 a R$ 10.000, mas pode chegar a custar zero reais em contextos de economia solidária e programas voluntários;

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
Escolas e Prefeitura MunicipalParceria com o público jovem, educadores, infra-estrtura e contexto da educação formal
actionaid e amigos da entidadedoações solidárias de brasileiros para bolsas dos jovens e realização de oficinas
Anexos da tecnologia
LegendaArquivo/Download
O Mito do Diamante na EspanhaBaixar
A jornada do héroi pag1Baixar
A jornada do héroi pag2Baixar
Black Music pag1Baixar
Black Music pag2Baixar
Endereços eletrônicos associados à tecnologiaDepoimento Livre

"A produção das aulas espetáculos são importantes por que nos proporciona estudar sobre um tema e criar um espetáculo para ensinar a outros. A do lixão foi importante por que jovens e comunidade se mobilizaram em prol de melhorar uma situação problemática na nossa cidade. Alem de que nos, jovens, nos empoderamos desses assuntos e podemos pensar melhor na nossas atitudes enquanto cidadãos Criamos uma Ação Civil publica que foi colhido assinaturas nas apresentações da aula espetáculo, no teatro principal da cidade e da Câmara de Vereadores da cidade e agora o grupo de discussão de políticas publicas, no qual sou organizador junto com alguns jovens do grãos e grupo culturais de Lençóis está entrando na promotoria com essa ação com mais de 200 assinaturas" Dauan Santos, jovem, 20 anos