Edukatu

certificada 2017

Instituição
Instituto Akatu
Endereço
av angelica 2318 - Consolação - São Paulo/SP
E-mail
denise.conselheiro@akatu.org.br
Telefone
(11) 3179-1170
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Diego Tessitore Schultz(11) 3179-1170diego.schultz@akatu.org.br
Resumo da Tecnologia

O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem para o consumo consciente e a sustentabilidade voltada tanto para professores como para alunos. A rede incentiva a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade em escolas de Ensino Fundamental em todo o País. A plataforma online do Edukatu (www.edukatu.org.br) é dividida em três blocos: o “Na Mochila”, com conteúdos de referência sobre consumo consciente e sustentabilidade; os “Circuitos”, blocos de navegação guiada, com games e atividades lúdicas; e a “Rede”, espaço onde alunos e professores se encontram para fazer contato e compartilhar experiências, e que conta com a participação de mediador do Akatu.*{ods6},{ods13}*

Tema Principal

Meio ambiente

Tema Secundário

Recursos Hídricos

Problema Solucionado

Hoje, no Brasil temos quase 30 milhões de crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental. Todos têm o direito de receber educação ambiental como tema transversal ao currículo escolar conforme orientação do Ministério da Educação e previsto na Lei 9795/99 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Apesar das orientações do plano buscarem assegurar, no âmbito educativo, a integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade – ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política –, muitas das atividades desenvolvidas nas escolas apresentam um enfoque fortemente centrado na dimensão ambiental, sendo ainda um grande desafio a introdução de temas mais complexos como é o caso do consumo consciente.

Objetivo Geral

Promover uma rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente com a participação de alunos e professores, visando formar cidadãos motivados e com repertório para usar os atos de consumo consciente para mudar o paradigma da sociedade.

Objetivo Específico

Desenvolver plataforma tecnológica inovadora e atrativa tanto para professor quanto para alunos. Instrumentalizar o professor e aluno com materiais pedagógicos, práticas e metodologias, sobre consumo consciente e sustentabilidade; Disseminar iniciativas exemplares de professores e de alunos que expressem a prática do consumo consciente em casa, na escola e comunidade; Promover a troca de saberes e experiências sobre a temática do consumo consciente.

Descrição

O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem para o consumo consciente e a sustentabilidade voltada tanto para professores como para alunos. A rede incentiva a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade em escolas de Ensino Fundamental em todo o País. A plataforma online do Edukatu (www.edukatu.org.br) é dividida em três blocos: o “Na Mochila”, com conteúdos de referência sobre consumo consciente e sustentabilidade; os “Circuitos”, blocos de navegação guiada, com games e atividades lúdicas; e a “Rede”, espaço onde alunos e professores se encontram para fazer contato e compartilhar experiências, e que conta com a participação de mediador do Akatu para tirar dúvidas e dar dicas aos participantes. O modelo é inovador no sentido de possibilitar um espaço virtual gratuito para professores, oferecendo planos de aula, troca de experiências, consulta a conteúdos, possibilidade de criação compartilhada de projetos, contato com professores e projetos de todo o Brasil. Ao mesmo tempo, proporciona para os alunos um espaço lúdico, com atividades gameficadas, rede de contatos, vídeos, jogos, conteúdos que podem servir de inspiração, além de mediação pelo Akatu. A proposta do Edukatu é que cada participante da rede seja um multiplicador do que aprende e desenvolve, usando esse espaço para compartilhar e ampliar, de forma colaborativa, o debate sobre consumo consciente e sustentabilidade, de tal forma a tratar diretamente das decisões cotidianas de consumo e das práticas diárias daqueles que o cercam. O projeto foi desenvolvido por meio de um processo colaborativo utilizando ferramentas do design thinking e da teoria U, envolvendo especialistas em educação, consumo consciente, sustentabilidade, comunicação e cultura digital, além de professores e alunos.

Resultado Alcançado

O impacto social do Edukatu é a mudança de comportamento nas práticas diárias de consumo em comunidades nas quais as crianças estão inseridas (escola, família, bairro) gerando: (a) um entendimento dos impactos sociais, ambientais e econômicos do consumo e da interdependência desses impactos com a vida da criança e suas comunidades; (b) motivação para ação de consumo consciente ao nível individual e da comunidade; e (c) repertório para a ação de consumo consciente, de modo a torná-la o mais abrangente possível no universo de consumo. Os benefícios dessa mudança de comportamento são muitos: • Ambiental: redução da poluição, aumento da reciclagem de resíduos, preservação da biodiversidade, preservação dos biomas; • Econômicos: economia de agua, economia de energia, planejamento de compras, planejamento do uso do dinheiro e do crédito; • Social: aceleração da transição para uma sociedade de bem estar que não seja pautada pelo consumo mas sim pelo bem estar desejado pelas pessoas, fortalecendo as comunidades, e criando uma geração sensível e mobilizada para o consumo consciente e a sustentabilidade. Desde o seu lançamento, em 2013: 28 mil pessoas inscritas na plataforma 21 mil alunos cadastrados ~6 mil professores cadastrados ~3 mil escolas cadastradas 63 mil pessoas da comunidade sensibilizadas 65 mil visualizações mensais na plataforma em 2016 (em média)

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
São Paulo / São PauloMunicípio todo01/2014
Belém / ParáMunicípio todo05/2016
Belo Horizonte / Minas Gerais09/2015
Vila Velha / Espírito SantoMunicípio todo08/2014
Salvador / Bahia09/2014
Maceió / Alagoasmunicípio todo05/2014
Boa Vista / Roraimamunicípio todo08/2014
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Alunos do ensino fundamental
Professores do ensino fundamental
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Os recursos necessários para a implementação da tecnologia em um município, por exemplo, são: Horas de equipe: Coordenador do projeto, analista de educação, diretor técnico Logística para visitação as escolas: passagens aéreas, hospedagem, alimentação e translado Logística para formação de professores: passagens aéreas, hospedagem, alimentação e translado Materiais de comunicação para as escolas A tecnologia está implementada e pronta para uso gratuito os recursos são de carater de disseminação e acompanhamento

Valor estimado para a implementação da tecnologia

Para implementação e acompanhamento do uso em um município o valor médio aproximado é de R$ 60.000,00, esse valor pode variar de acordo com o tamanho do município

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
Ministério da EducaçãoDivulgação
Ministério do meio ambienteDivulgação
SesiMobilização de crianças
BraskemPatrocínio
UnileverPatrocínio
Anexos da tecnologia
LegendaArquivo/Download
RecomendaçãoBaixar
Endereços eletrônicos associados à tecnologiaDepoimento Livre

O Edukatu é uma plataforma aberta e gratuita, voltada para todas as escolas públicas de ensino fundamental 1 e 2 com ações presenciais e virtuais de educação e comunicação do consumo consciente e sustentabilidade. A maioria das ações relacionadas com sustentabilidade aplicadas a escolas seguem os princípios da educação ambiental, deixando de enfatizar a contribuição para um mundo sustentável por parte de indivíduos e comunidades usando os seu consumo cotidiano para isso. Nesse sentido, o Edukatu é a única ação que se propõe a sensibilizar e mobilizar professores e crianças para o consumo consciente e a sustentabilidade em escala nacional por meio de uma Rede de Aprendizagem onde os professores e alunos ensinam e aprendem ao mesmo tempo.