Projeto águas de valor e sabor do semiarido baiano

finalista 2017

Instituição
A Associação de Pequenos Agricultores do Jacó, Poço Dantas, Boa Vista da Pimenteira e Serrinha
Endereço
Fazenda Poço D'Antas - Zona Rural - Planalto/BA
E-mail
kleitonandrade2305@gmail.com
Telefone
(77) 9908-47910
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Cleiton Cerqueira Andrade(77) 99811-3452kleitonandrade2305@gmail.com
Resumo da Tecnologia

O Projeto Águas de Valor e Sabor do Semiárido Baiano, também conhecido como Bioágua Catingueiro é implantado no município de Planalto com objetivo de reciclar as águas residuárias consumidas em casa, apos processo inicial seria depositada ao meio ambiente causando desequilíbrio e impactos aos solos e plantas existente no seu entorno.
O projeto capta e trata a água em um filtro biológico composto por camadas de materiais orgânicos e inorgânicos. Foram coletados amostras da água nos dois estágios antes e depois da filtragem, e foi comprovado quimicamente que a água pode ser devolvida a qualquer corpo hídrico ou ambiente que não causara impactos.*{ods2},{ods3},{ods6}*

Tema Principal

Recursos Hídricos

Tema Secundário

Alimentação

Problema Solucionado

Em diferentes locais a disponibilidade de água é motivo de preocupação no presente e, sobretudo, para as futuras gerações. Este cenário aponta para a necessidade de que sejam adotadas medidas de uso adequado e reaproveitamento da água e de controle da poluição dos recursos hídricos como forma de garantir a sua disponibilidade hoje e sempre.
A região semiárida e marcada por chuvas irregulares, tanto na distribuição quanto no espaço e no tempo. Varia entre 300 e 800 mm por ano. Na região ocorre uma evaporação muito superior a precipitação. (Naidson de quitela Baptista, Carlos Humberto campos)
O reuso de água é uma alternativa que surge, mas últimas décadas apontando uma solução de convivência com o semiárido. A água cinza após ser descartada ao meio ambiente causa impactos ambientais e hídricos.

Objetivo Geral

Promover alternativas de reutilização da águas residenciais, destinando a produção agrícola sem causar impactos ao solo e as plantas, trazendo retornos econômicos e promovendo a soberania alimentar da familia.

Objetivo Específico

Promover o conhecimento a respeito do tema reutilização das águas cinza.
Verificar os benefícios do tratamento das águas consumidas em casa.
Promover alternativas para a produção de alimentos apartir dessas águas recicladas.
Combater a poluição do solo e recursos hídricos proveniente do esgoto residencial.
Calcular o fluxo de água nas residencias.
Promover a produção nos principios da agroecologia.
promover a soberania alimentar.

Descrição

O sistema Bioágua Catingueiro foi inspirado no sistema Bioágua Familiar implantado no Rio Grande do Norte. O sistema é composto por três sistemas: Filtro Biológico, Tanque de Reuso e minhocário e mais uma área de cultivo.
O filtro Biológico é um reservatório de 1,5 metro de largura por 1,0 metros de profundidade no qual recebe a água que seria despejada ao meio ambiente. Este filtro é composto por materiais orgânicos (maravalha, húmus, carvão e minhocas) e material inorgânico (areia, seixo e brita) que ajudam e facilitam na filtragem e na absorção de elementos e micro-organismos que causam a contaminação das águas consumidas para tomar anho, lavar louça, roupa, calçada, carro etc. este filtro tem capacidade para filtrar entre 100 e 500 litros de água por dia, o processo de filtragem demoram cerca e 20 minutos da superfície ate a tubulação no tanque de reuso.
O tanque de Reuso local com profundidade e largura diferentes e/ou superior ao filtro biológico, estas dimensões vão variar de acordo a declividade e espaço ofertado para implantação do sistema. o tanque de reuso tem como principal característica a armazenagem da agua filtrada no filtro biológico, podendo armazenar o seu excedente durante o dia para a irrigação nos dias posteriores.
O minhocário local de multiplicação das minhocas que são utilizados no filtro, deixando as como reservas para eventual acidente com o filtro biológico haver especies para reposição. outra característica do minhocário é a fabricação do húmus que sera utilizado para a manutenção do filtro biológico, e também para a adubação das hortas e plantas cultivadas no quintal.
Areá de cultivo é opcional, ficando a critério da família, sendo que pode ser um pomar, uma horta, entre outros. O sistema analisa e apontam direcionamentos para eventuais acidentes ocorrido. necessita de manutenção a cada 8 meses, podendo chegar ate 1 ano. o material orgânico retirado das camadas do filtro são renovadas com materiais novos, e os retirados do filtro são destinados as plantas ou canteiros econômicos que são cultivados com a água filtrada.

Resultado Alcançado

O projeto trouxe resultados esperados e inesperados, dentre os resultados destacamos a união de dois municípios e três associação para implantar e desenvolver os projetos pilotos.
Ter obtidos uma reutilização de água anual de uma residencia de quatro pessoas residindo dentro de casa diariamente superior a uma tecnologia existente na região semiárida que é a cisterna de produção de 52 m³.
Obtenção de um produtividade com a água reutilizada, nos quais diminuirão os impactos de miroorganismos que atacavam as lavouras cultivadas nos quintais, alem da água apresentar numero elevado de nutrientes que contribuem para o desenvolvimento das plantas e dos frutos, deixando com qualidade superiores a do cultivo cotidiano.
Alem de ter promovido maior cultivo de especies, diversidade na alimentação e retorno financeiro para a família através da venda dos excedentes produzidos nos quitais.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Planalto / BahiaPoço d'Antas, Zona Rural11/2015
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
População em geral
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Para a confecção de um sistema são necessarios:
10 sacos de cimento;
0,5 kg de prego caibal;
0,5 kg de prego ripal;
5,0 kg de arame galvanizado tipo 12;
0,6 mtr de brita 0;
8,0 mtr de sombrite 50%;
1 lixa de cano;
8 TE esgoto 50mm;
1 CAP esgoto 50mm;
1 redução de 100mmX50mm;
1 redução de 50mmX32mm;
8 joelho esgoto 50mm:
3 TE sold 32mm;
4 CAP 32mm:
1 cola tigre:
1 registro 32mm;
1 registro 50mm;
8 cano esgoto 50mm;
3 mtrs de areia lavada;
4 barrote de 2,40 metros;
8 barrote de 2,0 metros;
14 caibro de 2,40 metros;
14 ripas de 2,0 metros;
360 telhas;
0,5 metros de seixos;
18 sacos de maravalha;
100 kg de humus;
2 kg de minhocas californiana vermelha;
9 cano pvc esgoto 50mm;
1 caixa gordura;

Valor estimado para a implementação da tecnologia

O custo total para implantação da obra fica em media por 4 mil reais, computando a implantação, acompanhamento no estagio inicial, capacitação das famílias para solucionar os problemas vivenciados no dia-a-dia.

Endereços eletrônicos associados à tecnologia