Análise Financeira de Sistemas Agroflorestais

certificada 2019

Instituição
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Endereço
Estrada da Ribeira, s/n - Guaraituba - Colombo/PR
E-mail
cnpf.chpd@embrapa.br
Telefone
(41) 3675-5611
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Marcelo Francia Arco-Verde(41) 3675-5797marcelo.arco-verde@embrapa.br
Resumo da Tecnologia

AmazonSaf, uma planilha eletrônica, e o AnaliSafs, um aplicativo, auxiliam no planejamento de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e permitem executar, de uma maneira simples e transparente, as análises financeiras pertinentes, que possibilitam não somente a avaliação de projetos desses sistemas de produção de forma mais adequada, mas também e, principalmente, a identificação e comprovação de que sua utilização é viável do ponto de vista financeiro, o que é determinante para que políticas públicas voltadas a sua adoção possam ser desenvolvidas e implementadas.*{ods8}*

Tema Principal

Renda

Problema Solucionado

As pesquisas com Sistemas Agroflorestais (SAFs), entre eles os agrossilviculturais e os agrossilvipastoris, enfatizam principalmente os aspectos biofísicos, deixando uma lacuna sobre os temas econômico e financeiro. Assim, considera-se importante ampliar os estudos e as informações sobre tais aspectos (em especial o financeiro), como forma de aumentar a aceitabilidade destes sistemas de produção pelos agricultores e definir parâmetros que possam respaldar os diferentes modelos de produção e formas de manejo e comercialização propostos.

Objetivo Geral

Elaborar e analisar a viabilidade financeira de sistemas agroflorestais.

Objetivo Específico

1- Estabelecer critérios de decisão de acordo com as possibilidades do produtor e a realidade local. Ao avaliar a AF, o produtor identifica os diferentes custos das atividades assim como o tempo de retorno do investimento, permitindo, se necessário, alterar (incluir ou excluir) espécies, formas de preparo de área, tipos de insumos ou equipamentos que seriam usados. 2- Definir a rentabilidade financeira do projeto, já que ao comparar os resultados da AF com outros investimentos o produtor tem opções para escolher qual a atividade mais rentável. 3- Avaliar as opções de manejo do projeto, sendo possível planejar a contratação de mão-de-obra, indicando a época do ano e o número de trabalhadores necessários para realizar as práticas de manejo das culturas como: preparo de solo, desbastes, podas e coroamentos. 4- Identificar e definir as políticas de incentivos, considerando-se que a AF apresenta dados às instituições financiadoras para abertura de linhas de crédito para implantar SAFs.

Descrição

A planilha AmazonSAF pode ser utilizada para executar a análise financeira de SAFs, de uma maneira bastante intuitiva ao fornecer alguns dos indicadores mais utilizados para avaliação de projetos, como Valor Presente Líquido, Valor Anualizado Equivalente, Tempo de Retorno do Investimento, Relação Benefício Custo, Taxa Interna de Retorno, Taxa Interna de Retorno Modificada, Retorno sobre o Investimento e Valores atualizados de Custos e Receitas. Também apresenta o fluxo de caixa detalhado do sistema de produção e uma série de informações complementares, além de diversos gráficos para auxiliar a análise e melhoria do desenho do sistema. Além destes aspectos, é possível gerenciar a distribuição dos custos diretos e indiretos, comparar custos diretos e indiretos de produção, realizar uma série de simulações de novos cenários, levando em consideração a distribuição de mão de obra própria e de terceiros, estimativas de perdas (produção, armazenamento, transporte, entre outras) e variações nos custos e nos preços dos produtos, as quais produzirão um novo conjunto de indicadores financeiros, fluxo de caixa e novos gráficos, permitindo comparações com a situação original planejada e a avaliação de diferentes cenários. O AnaliSAFs (https://analisafs.tnc.org/auth/login) é um aplicativo que realiza análise financeira e socioambiental de sistemas agroflorestais. O objetivo é auxiliar produtores rurais, técnicos extensionistas, pesquisadores e manejadores de SAFs no aprimoramento de suas técnicas e melhoria dos resultados produtivos, sociais e ambientais de seus plantios. O AnaliSAFs funciona em duas plataformas: em dispositivos Android, como celulares e tablets, e em computadores. A inserção dos dados pode ser feita diretamente no campo, mesmo em locais sem acesso à internet. O aplicativo armazena os dados e, quando é possível o acesso à internet, as informações são enviadas ao sistema. No computador, o usuário tem acesso aos dados coletados e à análise financeira. A ferramenta auxilia também no planejamento e na fase de acompanhamento devido à sua praticidade na obtenção dos dados parciais. São abordadas informações sobre todas as atividades e operações necessárias para cada cultura do SAF, como custos de mão de obra e insumos, além da taxa de juros. Para cada cultivo do SAF, seja ele de curto, médio ou longo prazo, o usuário pode inserir dados individualizados. Com isso, o sistema disponibiliza uma análise financeira que possibilita ao usuário saber o impacto de cada item nos custos e receitas da produção agroflorestal. O aplicativo é uma junção da planilha AmazonSaf, desenvolvida a partir de 2008 pelos pesquisadores Marcelo Francia Arco Verde e George Amaro, da Embrapa, e do sistema PlantSAFs, do ICRAF. Seu desenvolvimento foi por meio da parceria entre a The Nature Conservancy (TNC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), International Center for Research in Agroforestry (ICRAF) e International Union for Conservation of Nature (IUCN).

Resultado Alcançado

Este trabalho representa uma evolução de dez anos, desde a concepção inicial da ideia, até a primeira versão da planilha AmazonSAF, atualizada regularmente, e utilizada em dezenas de cursos sobre o tema. A parceria formada entre Embrapa Florestas e Embrapa Roraima, tanto para o desenvolvimento da ferramenta, quanto para seu aperfeiçoamento e difusão através de diversos treinamentos permitiu a formação de centenas de profissionais na área de análise de SAFs, em ONGs, Universidades, Institutos de Pesquisa, órgãos de Extensão Rural, agências de fomento e produtores rurais. Alguns exemplos foram os treinamentos dos profissionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais; do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDEFLOR) do Pará; da Secretaria da Agricultura e Extensão Rural (RURALTINS ) do Tocantins; entre outros estados abrangidos. O uso da planilha Amazonsaf assim como o método para análise financeira de SAFs é referência nacional e contribui para a formação de parcerias e a entrega de resultados de pesquisa da Embrapa.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Mucajaí / RoraimaAssociação de Preservação Ambiental do Apiaú (APAA)01/1999
Quatro Bocas / ParáCooperativa Agrícola Mista de Tomé Açu - CAMTA01/2002
Porto Velho / RondôniaProjeto RECA - Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado01/2008
Lapa / ParanáAssentamento Contestado01/2014
Antonina / ParanáAcampamento Jose Lutzemberger01/2014
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Agricultores
Agricultores Familiares
Assentados rurais
Povos Tradicionais
Produtores rurais - Grandes
Produtores rurais - Médios
Produtores rurais - Pequenos
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Um computador com Microsoft Excel

Valor estimado para a implementação da tecnologia

1 (um) computador = R$ 1500,00 (mil e quinhentos reais) 1 (uma) Licença da Microsoft = R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais)

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
THE NATURE CONSERVANCY (TNC)Desenvolvimento e validação da ferramenta
INTERNATIONAL UNION FOR CONSERVATION OF NATURE AND NATURAL RESOURCES (IUCN)Disponibilização do recurso para o desenvolvimento da ferramenta.
INTERNATIONAL CENTER FOR RESEARCH IN AGROFORESTRY (ICRAF)Inclusão da planilha de excel “PlantSAF” no Software “AnaliSAFs”, indispensável para o seu funcionamento.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (EMBRAPA)Responsável pelo desenvolvimento da planilha em excel "AmazonSAF", indispensável para o funcionamento do aplicativo "AnaliSAFs".
Endereços eletrônicos associados à tecnologia