Berço Coletivo

certificada 2019

Instituição
Casa Lar Luz do Caminho
Endereço
Rua Água Marinha, 88 - ingleses - Florianópolis/SC
E-mail
casalarluzdocaminho@gmail.com
Telefone
(48) 3206-9519
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Mauricio Aurélio dos Santos(48) 48320-6951presidente@casalarluzdocaminho.org
Resumo da Tecnologia

O “Berço coletivo” é uma tecnologia simples, que consiste em transformar um beliche de adulto em berço para Crianças recém-nascidos (0 a 3 meses), permitindo as mesmas o contato entre elas. O beliche é adaptado, aumentando as laterais (apara corpo) e inclinando um dos lados do estrado, para que a parte onde fica as cabeças das Crianças fiquem mais alta. Depois de implantada, por uma questão de falta de espaço no berçário, percebeu-se que as Crianças que eram colocadas no berço coletivo, em comparação as Crianças que ficavam nos berços comuns, a se acalmavam e se desenvolviam mais facilmente. Em especial as Crianças filhas de usuários de Crack.*{ods3}*

Tema Principal

Saúde

Problema Solucionado

A Casa Lar Luz do Caminho recebe muitos acolhidos como Síndrome de Abstinência Neonatal (SAN) que é causada quando estas drogas chegam à placenta da usuária gravida e, consequentemente, também são transmitidas ao bebê. Isso cria um vício. Como o bebê deixa de receber a substancia ao nascer, pode apresentar um quadro de abstinência pela hiperestimulação do sistema nervoso produzida por essa carência. Outro problema muito determinante é a rejeição sofrida também pelos acolhidos e a carência pela falta de atenção e afeto.

Objetivo Geral

Diminuição da Síndrome de Abstinência Neonatal (SAN) em Crianças de 0 á 3 meses e sintomas provindos da abstinência do Crack utilizado pela mãe durante a gravidez.

Objetivo Específico

Diminuir Irritação, choro compulsivo e problemas para dormir. Diminuir sintomas como Respiração rápida e sudorese. Gerar interação entre os recém-nascidos. Auxiliar na diminuição de Doenças no trato respiratório.

Descrição

O “Berço coletivo” é uma tecnologia simples, que consiste em transformar um beliche de adulto em berço para Crianças recém-nascidos (0 a 3 meses), permitindo as mesmas o contato entre elas. O beliche é adaptado, aumentando as laterais (apara corpo) e inclinando um dos lados do estrado, para que a parte onde fica as cabeças das Crianças fiquem mais alta. Num espaço um pouco maior que um berço passou a abrigar 4 Recém-nascidos, pois os mesmo eram colocados no sentido transversal (e não mais longitudinal do beliche). O Berço possui dimensões 1,66 X 86 X 1,97 (altura largura e comprimento) o berço é posicionado a 62 cm de altura do chão para propiciar as crianças uma fácil visualização do todo contém uma grade de 48 cm de altura e angulação de 5 graus no local do colchão do berço, possui também tela mosquiteiro e estante em baixo do berço (onde seria a cama mais próxima do chão) para acomodação de itens de uso diário. Depois de implantada, por uma questão de falta de espaço no berçário, percebeu-se que as Crianças que eram colocadas no berço coletivo, em comparação as Crianças que ficavam nos berços comuns, a se acalmavam e se desenvolviam mais facilmente, resultado do contato físico entre elas. Em especial as Crianças filhas de usuários de Crack, superam mais rapidamente as crises de abstinência adquirida através da mãe pelo uso de crack na gestação. Quando uma criança entra em crise as demais buscam pelo toque acalmar o companheiro. Através da observação e análise do comportamento das mesmas nesta tecnologia foi possível se perceber que as crises de abstinência que se apresentavam 8 vezes ao dia em média por 20 minutos de choro e espasmos diminuíram para 4 vezes ao dia num período de 10 minutos somente com o contato entre as próprias crianças sem ação externa.

Resultado Alcançado

O Projeto Berço coletivo é uma tecnologia utilizada com as Crianças de 0 á 3 meses, afim de estimular seus sentidos e auxiliar em suas carências afetivas e carências ocasionadas por dependência química provinda do consumo de crack pela mãe na gravidez. O projeto berço coletivo é realizado no espaço da Casa Lar Luz do Caminho, é um berço adaptado construído a partir de um beliche que proporciona a interação das Crianças umas com as outras, propiciando diminuição mediante a irritação, choro compulsivo e problemas para dormir e sintomas como respiração rápida, sudorese e crises de abstinência. O projeto berço coletivo visa o seguinte planejamento: a disposição das Crianças em um ambiente preparado e seguro para que as mesmas possam explorar de forma livre e ajudar a outra Criança aconchegando a mesma. Aliado ao Berço Coletivo, a Casa Lar Luz do Caminho utiliza, para melhorar o sistema respiratório, tão comprometido em Crianças filhas de usuário de Crack, do banho de balde, da Shantala e a natação bebê. Resultados esperados: O Projeto Berço coletivo pretende contribuir com o desenvolvimento integral das Crianças, aliado à missão da Casa Lar Luz do Caminho, deseja-se promover conforto e desenvolvimento de funções psicológicas, físicas e diminuição das crises de abstinência. Levando em consideração que a infância constitui-se como alicerce básico para a vida adulta, pretende-se que por meio do projeto assegurar conforto, afeto e carinho para que seja possível que as Crianças não só desenvolvam suas potencialidades latentes como também as conforte de traumas e feridas emocionais tornando-se mais estruturadas emocionalmente. O reflexo de nossas ações neste projeto abarca não só a infância, mas o adulto em potencial que irá atuar na sociedade futuramente. É através do cuidar da infância que pretendemos alcançar uma transformação social.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Florianópolis / Santa CatarinaIngleses05/2012
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Crianças
Outro (Especificar no campo Solução Adotada)
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Compra de beliche e adaptação do mesmo, equipe de cuidadoras e equipe técnica constituída de Assistente Social e Psicologa.alem do consumo não mensurado no valor referente aos itens consumíveis como Leite Pregomin peptídeo (6 latas mês), leite Nan 1 (12 latas mês),250 unidades de fralda mês, roupas de cama e banho e roupas de (recém-nascido de 0 á 3 meses) e qualquer outra necessidade das Crianças atendidas.

Valor estimado para a implementação da tecnologia

15.000,00 reais

Anexos da tecnologia
LegendaArquivo/Download
Estudo referente a abstinência infantilBaixar
Endereços eletrônicos associados à tecnologia