Biomanta artesanal de fibra de taboa, biodegradável, para reposição da vegetação

certificada 2013

Instituição
Associação das produtoras artesanais do Projeto Fibras
Endereço
Avenida Rio Branco, 1270 - Bairro Universitário - Corumbá/MS
E-mail
washany@yahoo.com.br
Telefone
(67) 3234-6837
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Wadia Schabib Hanny(67) 3231-1404washany@yahoo.com.br
Resumo da Tecnologia

A biomanta constitui um tapete de malha vegetal aberta, confeccionado artesanalmente em "tear de prego" de dimensões padronizadas e testadas, cuja função é a revegetação de solos erodidos, manutenção da umidade e retenção de nutrientes com o objetivo de favorecer a germinação das sementes.*{ods8},{ods13},{ods15}*

Tema Principal

Meio ambiente

Tema Secundário

Renda

Problema Solucionado

Tecnologia que resultou da implementação do Projeto Fibras, iniciativa sócio ambiental de docentes e acadêmicos do Departamento de Ciências do Ambiente (Campus do Pantanal/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), visando equacionar dois problemas da cidade de Corumbá/MS: 1) a de uma demanda local de produtos que contribuam à recuperação da cobertura vegetal de áreas degradadas pela extração de minério e ferro a céu aberto e 2) a existência de uma oferta de força de trabalho, de mulheres chefes de família, oriundas da comunidade de pescadores do Bairro Cervejaria, região ribeirinha e periférica da cidade. A partir de então, ano 2007, foram selecionadas 20 mulheres adultas, com grande diversidade etária, alarmante vulnerabilidade econômica e baixa escolaridade ou nula, a procura de uma alternativa econômica, além da expectativa de desenvolver um trabalho solidário na comunidade. No transcurso de seis anos, foram atingidas as duas metas do projeto: a) a confecção artesanal de dois tipos de de biomantas, lisa e trançada, padronizadas e testadas, e b) a formação equipe produtora na Associação Mulheres de fibras, para gerir suas atividades com autonomia e solidariedade.

Objetivo Geral

Esta tecnologia possui um duplo objetivo, a produção artesanal de um tapete biodegradável de fibra vegetal para a mitigação dos impactos ambientais resultantes da ação das empresas mineradoras na região e a promoção de atividades produtivas que possibilitem a diversificação da renda familiar.

Objetivo Específico

A Produção artesanal diversificada de biomantas de taboa: lisa e trançada, devidamente testadas e padronizadas; A capacitação continuada de técnicas artesanais em fibras vegetais, de modo a diversificar a produção de biomantas, visando a sustentabilidade ambiental, social e econômica; Desenvolver uma atividade econômica capaz de garantir a sustentabilidade financeira familiar e se constituir num empreendimento econômico autônomo com autonomia e independência de gestão; Congregar e organizar a equipe produtora do Projeto Fibras numa Associação visando a sua inclusão produtiva e geração de renda; Empreender ações que potencializem a atuação coletiva, estimulem a educação ambiental e a proteção e valorização da matéria prima O aprimoramento e socialização de técnicas de produção artesanal e programas de capacitação junto à comunidade ribeirinha visando à valorização do saber coletivo, o respeito a identidade cultural da comunidade e a preservação do meio.

Solução Adotada

O município de Corumbá/MS, a despeito de sua exuberância natural e do potencial econômico decorrente de sua localização geográfica no Bioma do Pantanal, ressente-se da ausência de políticas públicas de desenvolvimento sustentável e de mitigação de impactos sociais e ambientais resultantes das atividades econômicas implementadas sem o devido planejamento e valorização a sua vocação regional. Esta tecnologia social, de caráter interdisciplinar, procurou articular as vertentes econômica, social, tecnológica e ambiental para o aproveitamento das fibras vegetais existentes na região para a produção de biomantas e para a diversificação da renda familiar. A opção pela taboa (Tipha dominguensis Pers)como matéria prima para a confecção das biomantas decorreu de sua abundancia e fácil acesso no Pantanal, além de se constituir em uma fibra resistente, longa e que propicia facilidade no manuseio. A biomanta de taboa, por ser um elemento importante para a reposição da cobertura vegetal dos solos impactados, contribui à mitigação dos impactos ambientais resultantes da ação das empresas de mineração da região, bem como a sua produção, propicia o desenvolvimento de tecnologias endógenas e o desenvolvimento socioeconômico da comunidade local. Os mecanismos de acompanhamento e de transferência de conhecimento teórico e de técnicas de produção, foram desenvolvidos de acordo com as respostas do grupo-alvo do projeto. Com base na metodologia de pesquisa-ação, esta tecnologia social se fundamentou no envolvimento de pesquisadores, monitores e da equipe produtora que desempenhou um papel protagonístico em todas as etapas da sua concretização. A realização de parcerias foi a estratégia adotada para superar os limites financeiros decorrentes do pioneirismo do projeto, que se revelou exitoso por conta do envolvimento da equipe produtora, inclusive na procura de locais provisórios para dar continuidade às atividades programadas. Assim, houve assiduidade plena nas oficinas de capacitação: no processo de desidratação das fibras, no uso do tear de prego, nos testes de avaliação da qualidade e resistência das biomantas, para os quais recorreu-se a testes nas áreas e taludes impactados pelas atividades mineradoras de acordo com técnicas de reposição da vegetação. Houve também participação plena nos seminários de sensibilização para a sua organização associativa e nos cursos de inclusão digital e de técnicas de tecelagem na perspectiva de diversificar a utilização de fibras vegetais.

Resultado Alcançado

Com esta tecnologia social foram atingidos três resultados; 1) A produção artesanal de biomanta de taboa, de trama aberta e diversificada; lisa e trançada, de medidas padronizadas de modo a facilitar a sua utilização, devidamente testadas em taludes e nos solos impactados pelas atividades antrópicas durante vários anos até achar um padrão de qualidade aceitável. 2) Desenvolvimento de um instrumento de modo a facilitar a confecção das biomantas: o tear de prego, como resultado da combinação dos saberes tradicionais e da utilização de inovações técnicas que propiciem a produção artesanal de biomantas e proporcionem resistência e durabilidade às fibras vegetais utilizadas. 3) A organização associativa da equipe produtora ou público-alvo, na Associação de Produtoras Artesanais do Projeto Fibras ou associação Mulheres de Fibras, que desde setembro de 2010, desenvolve suas atividade em forma autônoma e independente visando sua inclusão produtiva e geração de renda de forma solidária e no marco de práticas eco-sustentáveis, constituindo-se em referencia para outros segmentos sociais.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Corumbá / Mato Grosso do SulBairro Cervejaria10/2007
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Mulheres
População Ribeirinha
Profissionais necessários para implementação da tecnologia
ProfissionalQuantidade
Artesãs para repassar a tecnologia durante um mês.2
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

a) 10 Teares de prego com cavalete incluído de 0.50 por 2.50 m; b) Local de trabalho com certo conforto para o trabalho; c) 4 Estantes arejados para o estoque das biomantas; Com este equipamento podem trabalhar 20 artesãs.

Valor estimado para a implementação da tecnologia

Entre 25.000,00 a 30.000,00 R$.

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
MCR Rio TintoApoio financeiro e apoio nos testes
Prefeitura Municipal de Corumbá- Fundação de Meio AmbienteCessão de local
MCR Vale CorumbáApoio financeiro
Impacto Ambiental

No contexto da sustentabilidade plena, em conformidade com a Agenda 21, implementaram-se ações inovadoras de organização do trabalho, de desenvolvimento de tecnologias para o preparo e produção de matéria prima e de produção, armazenagem e comercialização de produtos ecológicos e biodegradáveis. A biomanta em suas diferentes formas, é um produto essencial para a mitigação dos impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas. Fatos constatados e avaliados nos testes realizados.

Forma de Acompanhamento

O acompanhamento envolve atividades coletivas de estímulo à criatividade, produção, organização, oficinas de capacitação no marco da metodologia de pesquisa-ação, de forma de envolver todas as participantes: instrutoras e público-alvo. Áreas que proporcionem fibras e locais para avaliar a qualidade e resistência das mantas.

Forma de Transferência

Esta tecnologia social pode ser desenvolvida em locais onde existam áreas degradadas por atividades antrópicas (mineração e outras) problema ambiental que ocorre com muita frequência em todo o território nacional. Além de existir uma população em situação de vulnerabilidade social, outros requisitos são; ter acesso à matéria prima. Para divulgar a proposta desta iniciativa pioneira, a coordenação conta com material audiovisual e textos com a memória do projeto.

Anexos da tecnologia
LegendaArquivo/Download
Template Tecnologias Verdes BiomantaBaixar
Projeto Fibras - CorumbáBaixar
Projeto Fibras Semana Biologia 2009Baixar
Endereços eletrônicos associados à tecnologiaDepoimento Livre

Depoimento de Benjamina Sorrilha de Moraes: "Com a biomanta conseguimos aumentar nossa renda, e principalmente nossa autoestima."