Escolas Ambientalmente Sustentáveis e Cultura 3R (República Dominicana)

finalista 2019

Instituição
Instituto Nacional de Bienestar Estudantil (INABIE)
Endereço
Calle Augusto Sanchez nº 41 - Piantini - Brasília/DF
E-mail
brigilia.gutierrez@inabie.gob.do
Telefone
(61) 3108-7000
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Benjamin Elias Tejeda Guerrero(61) 3108-7302Benjamin.tejeda@inabie.gob.do
Brigilia Joselyn Gutierrez Aquino(61) 3108-7302Brigilia.gutierrez@inabie.gob.do
Carlos Roberto Rosado Romero(61) 3108-7302Carlos.Rosado@inabie.gob.do
Nelson Osvaldo De Los Santos Polanco(61) 3108-7302nelson.delossantos@inabie.gob.do
Resumo da Tecnologia

Este projeto promove a consciência ambiental e hábitos de gestão de resíduos sólidos em as escolas e suas casas. Com os alunos e professores da 3R, aprendemos a importância de reduzir, reciclar e reutilizar resíduos sólidos nas escolas. O R para reduzir significa que devemos reduzir o uso de recipientes de plástico, como tampas, copos, etc. O R de reutilização ensina os alunos a usar o mesmo artigo várias vezes, como o papel escreva, pastas e livros. O R de reciclagem consiste em classificar, separar e armazenar em limpar ambientes, resíduos sólidos para depois transformá-los em novos produtos.*{ods13}*

Tema Principal

Meio ambiente

Problema Solucionado

Todos os dias, 6.000 Centros Educacionais geram mais de 5.000.000 caixas de néctares e leite que estão concentrados nos lixões das comunidades educativas e seus arredores, gerando focos de contaminação, atraindo pragas e vetores de doenças. A raiz de isto, o INABIE incorpora o componente Escolas Ambientalmente Sustentáveis e Cultura 3 R, para combater este problema. Uma das principais limitações é a disponibilidade dos recursos econômicos necessários equipamento, fornecimento e pessoal técnico que assegure uma separação adequada coleta e entrega de resíduos em centros educacionais.

Objetivo Geral

Facilitar mudanças na cultura dos estudantes e de toda a comunidade educativa para sustentabilidade social, econômica e ambiental a partir do estabelecimento de hábitos de gestão e eliminação adequada dos resíduos em cada centro de ensino envolvido, até uso e reciclagem.

Objetivo Específico

- Diagnosticar nos Centros Educacionais os resíduos gerados e projetar a logística para separação-coleta-entrega de resíduos recicláveis;
- Sensibilizar e fortalecer a formação ambiental de alunos e professores e funcionários de suporte;
- Acompanhar, monitorar, auxiliar e monitorar a participação da CE na redução, reutilização e recuperação de resíduos sólidos;
- Divulgar conquistas e sistematizar os resultados do projeto com relatórios periódicos.

Descrição

O Projeto EAS / 3R se concentra em 3 áreas de trabalho:
1. REDUZIR: Formação de atores-chave. Concentrando-se na consciência e formação de estudantes como verdadeiros "Soldados Ambientais", ou jovens para o que foram despertados uma consciência ambiental e uma responsabilidade para o meio ambiente meio ambiente Uma vez treinados, esses jovens são designados "Delegados" ou "Líderes" Ambiental, dependendo do grau de comprometimento ambiental internalizado pelo aluno.
No caso de adultos, os educadores são treinados como "3R Professores", capacitando-os como entidades capazes de replicar em sala de aula a consciência ambiental. Com oficinas, seminários, conferências, palestras e painéis, a diminuição do uso de materiais que não podem ser usados ??localmente, como plástico, diminuindo a quantidade de resíduos gerados pelas comunidades educativas.
2. REUTILIZAÇÃO: Criatividade ao serviço de um ambiente saudável. Centra-se na promoção a inovação e o empoderamento de atores-chave treinados para a geração de soluções e alternativas para os problemas ambientais do seu ambiente, especialmente os gerenciamento de resíduos sólidos. As feiras e atividades escolares quadrimestrais são coordenadas atividades ecológicas para que os alunos possam expressar sua criatividade e expor os visitantes soluções encontradas para a gestão adequada e eliminação de resíduos.
3. RECICLAR: Alianças estratégicas sustentáveis. Esta parte corresponde a recuperar o resíduos que vêm do programa de alimentação escolar e gerenciá-los para que eles possam ser recuperado através de reciclagem. Para conseguir isso:
i. Delegados, líderes e professores são ensinados a separar e coletar corretamente os resíduos para que possam ser reciclados;
ii. Os centros educacionais fornecem as ferramentas e utensílios necessários (recipientes, tampas, drenados, entre outros) para que possam separar e sejam habilitados Espaços de armazenamento para armazenar corretamente (Clean Points);
iii. Alianças são estabelecidas com os fornecedores de alimentação escolar para retirar o material coletado pelos centros educacionais e levá-lo às indústrias de reciclagem próximo;
iv. Ele coordena com as indústrias locais de reciclagem para que recebam o material coletado pelo centros educacionais e liderados pelos provedores do PAE;
Com este esquema, uma logística de recuperação circular, sustentável e permanente os resíduos gerados pelos centros educacionais como resultado do Programa de Alimentação escolar.

Resultado Alcançado

Os resultados obtidos são: - 65 Centros Educacionais Ambientalmente Sustentáveis.
- Desde o início do projeto, em agosto de 2016, foram recolhidas 2 toneladas em 15 centros instituições de ensino, escolhidas como centros-piloto. Na segunda fase de expansão do projeto, os centros foram aumentados para 45 centros educacionais, reunindo um total de 11,5 toneladas, atualmente o projeto está em sua terceira fase de expansão e até hoje 10,6 toneladas de resíduos sólidos foram coletadas.
- 440 professores treinados.
- 3750 alunos treinados como Delegados Ambientais.
- 2062 alunos treinados como Líderes Ambientais.
- 65 membros de Comitês de Alimentação e Nutrição (CANE) treinados.
- 65 Comitês de Gerentes 3R formados.
- 50.147 pessoas impactadas durante todo o curso do projeto.
- Estabelecimento de uma logística sustentável de recuperação de recicláveis, em que fornecedores de alimentação escolar remover os resíduos separados e recolhidos pelo centros educacionais e transportá-los para a indústria de reciclagem para serem reciclados.
- Concepção e implementação de guias de recuperação de resíduos para professores, líderes ambientais (estudantes) e fornecedores, com o objetivo de educar e garantir que realizar as atividades da maneira proposta.
- Foram firmados acordos específicos com os fornecedores: Grupo Rica e Recopak, AGAMPTA e Empresa de reciclagem CILPEN GLOBAL.
- Criação de um vídeo / documentário institucional do Projeto, para a massificação de conquistas e promoção de conceitos.
Para supervisionar esses resultados, a posição do coordenador 3R foi institucionalizada, dar seguimento permanente às ações do projeto.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Brasília / Distrito FederalMonte Plata e Santiago em Santo Domingo08/2016
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Adolescentes
Adulto
Alunos do ensino básico
Alunos do ensino fundamental
Alunos do ensino médio
Professores do ensino básico
Professores do ensino fundamental
Professores do Ensino Médio
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Os materiais necessários são:
- 195 guias de ensino para professores
- 6 Diretrizes para fornecedores
- 1300 guias de ensino para os Delegados Ambientais
- 828 drenadores
- 828 Poncheras (recipientes de armazenamento de água)
- 7000 capas (sacos de lixo)
- 65 balanças de pesagem
- Tabelas
- Recipientes

Valor estimado para a implementação da tecnologia

Para a implementação do projeto Escolas e Cultura Ambientalmente Sustentáveis ??3 R, você precisa de cerca de US $ 2.500 por centro educacional, por ano letivo, isto é, US $ 162.500 anual.

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
Oficina de Cooperação Internacional (OCI) -
Centro para o Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (CEDAF) -
Associação de Rancheiros do Monte Plata (AGAMPTA) -
Ministério Administrativo da Presidência -
Usina de Reciclagem Cilpen Global -
Grupo Rica -
Recopak -
Associação de Pais, Mães e Amigos da Escola (APMAE) -
Endereços eletrônicos associados à tecnologia