Gente Feliz

certificada 2003

Instituição
Instituto Terra Projetos Pró-Comunitários
Endereço
Rua Dr. Ricardo Vilela, 1268 - Parque Monte Líbano - Mogi das Cruzes/SP
E-mail
institutoterra@hotmail.com
Telefone
(11) 4796-8000
Resumo da Tecnologia

O projeto consiste em reformas de entidades sociais para melhoria do espaço, iluminação, ventilação, móveis, oferecendo à população autoestima e melhor desenvolvimento das atividades. O projeto beneficia: creches, asilos, hospitais, núcleos de aprendizados, bibliotecas comunitárias, entre outros.*{ods11}*

Tema Principal

Habitação

Problema Solucionado

As entidades atendidas possuem sempre um diagnóstico precário de uso como umidade avançada nas paredes, pouca iluminação e ventilação, instalação elétrica precária e com riscos, tubulação hidráulica precária e com vazamento, móveis quebrados e com cupins, pisos quebrados, sem fechamento de portas, causando captação de ruídos externos e chuvas, ambiente escuro e com pintura gasta pelo tempo.

Objetivo Geral

Com a valorização dos espaços, internos e externos, os usuários têm melhorias na sua vida, na autoestima, no seu aprendizado, na área da saúde, alimentação e até do lazer, fazendo essa população carente se sentir incluída na sociedade com um espaço mais digno.

Objetivo Específico

A valorização dos espaços, com melhora da iluminação, ventilação, materiais de acabamento: cobertura, pisos, vedações, móveis, objetos, pintura, pintura artística, melhora a condição física do espaço e das pessoas que o utilizam, fazendo-as se sentir mais valorizadas, com melhor autoestima e condições para suas necessidades de aprendizado, alimentação, esportes e cultura.

Solução Adotada

A entidade foi escolhida através de uma parceria com a Gerdau, e como não havia capital para fazer as reformas como um todo, estas foram feitas por partes. Na entidade Núcleo Aprendiz do Futuro, localizada em Mogi das Cruzes, foi reformada a sala de informática, a sala de aula, o refeitório e a quadra poliesportiva. Para escolha de um local a ser reformado é verificado a necessidade da entidade e das crianças e adolescentes que utilizam os espaços; depois de avaliadas as condições dos espaços, é feito o projeto arquitetônico, a planilha de custos da obra, o cronograma e a análise da verba da empresa que patrocina; caso os recursos não sejam suficientes, a sociedade e as empresas são mobilizadas para conseguir os recursos necessários para a execução (empresas da construção e voluntários).

Resultado Alcançado

Os resultados são muito mais qualitativos do que quantitativos. A melhora do espaço favorece um conforto no seu uso e um bem-estar em todos os sentidos, a exemplo da entidade Núcleo Aprendiz do Futuro, na qual concluímos a quadra poliesportiva coberta, agora em dezembro: as crianças e adolescentes de 5 a 18 anos saíam da entidade e caminhavam mais de 2 km no sol para ter esportes em uma quadra descoberta próxima da entidade, e nos dias de chuva não tinham atividades. Com a quadra coberta vão ter atividades com qualquer tempo, e a entidade vai poder alugar a quadra nos finais de semana para os moradores, para ter uma renda, beneficiando assim os usuários e a sustentabilidade da entidade.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Mogi das Cruzes / São Paulo01/2010
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Adolescentes
Crianças
Quantidade: 50
Profissionais necessários para implementação da tecnologia
ProfissionalQuantidade
pedreiros2
pintores4
eletricistas2
serralheiros3
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Para uma quadra poliesportiva coberta, sem tamanho oficial, necessitamos de: 1.000 blocos, 50 sacos de cimento, 4 latas de pintura látex 18 l, 10 galões de esmalte. Valor total estimado para a implementação de uma unidade da tecnologia social

Valor estimado para a implementação da tecnologia

R$ 42.000,00 ( quarenta e dois mil reais)

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
Gerdau -
Itaipu Materiais de Construção -
Freskito -
Damebe Construtora -
Vult Cosmética -
HC Elétrica -
Tintas Líder -
PHARMEX -
Ninel Serralheria -
Forma de Acompanhamento

Um acompanhamento pós-entrega do imóvel, para ver como a entidade social mantém o que foi beneficiado; como o espaço se mantém depois de 1, 2, até 3 anos de uso. E uma entrevista com os usuários para saber o que melhorou na sua vida com as modificações realizadas.

Anexos da tecnologia
LegendaArquivo/Download
Apresentação do Instituto Terra, responsável pela tecnologia social Gente FelizBaixar