Kit Auditivo com Materiais Alternativos para Treino em Pacientes com Baixa Visão

certificada 2011

Instituição
Associação de Literatura e Beneficência Hospital São José
Endereço
Avenida presidente Vargas n 867 - centro - Giruá/RS
E-mail
michelli_pes@yahoo.com.br
Telefone
(55) 9918-7948
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Michelli Pes(55) 9918-7948michelli_pes@yahoo.com.br
Resumo da Tecnologia

Treino auditivo através da utilização de materiais alternativos, proporcionando maior consciência, atenção, localização, identificação, discriminação, memória e evocação auditivas e análise do som, ajudando na autonomia do sujeito de baixa visão.*{ods3},{ods13}*

Tema Principal

Saúde

Tema Secundário

Meio ambiente

Problema Solucionado

Esta ação atua frente às dificuldades encontradas pelas pessoas com baixa visão em discriminar sons em diversos ambientes, como sons de carro, do meio ambiente, da natureza, de instrumentos musicais, a localização das pessoas e, portanto, de sua própria localização espacial.

Objetivo Geral

Desenvolver treinamento auditivo para auxiliar a autonomia e inclusão social das pessoas com baixa visão, através da utilização de kits auditivos confeccionados com materiais reciclados.

Objetivo Específico

- Promover o desenvolvimento da consciência auditiva; - Promover a atenção auditiva; - Promover a localização auditiva; - Promover a identificação auditiva; - Promover a discriminação auditiva; - Promover a memória auditiva; - Promover a evocação; - Promover a memória auditiva sequencial; - Promover a análise do som; - Desenvolver pesquisa sobre treinamento auditivo em pessoas com baixa visão; - Resgatar a autoestima dos indivíduos; - Promover independência e autonomia; - Acessibilidade; - Mudança da visão social quanto ao sujeito com problemas visuais; - Proporcionar integração e participação social.

Solução Adotada

O treinamento auditivo tem como objetivos: - O desenvolvimento da atenção auditiva, que é realizado concomitantemente ao desenvolvimento da consciência auditiva, na medida em que a criança distingue a presença ou ausência do som, sem o estímulo visual; - O desenvolvimento da habilidade de localização auditiva: coloca-se inicialmente a criança em contato com o local onde está situada a fonte sonora; - O desenvolvimento da identificação auditiva a partir do trabalho de associação dos sons com determinados objetos ou experiências e, posteriormente, trabalho de discriminação entre os sons; - Discriminação auditiva: serão discriminados sons produzidos pelo corpo humano, sons do meio ambiente, da natureza e instrumentos musicais. Também será feito um trabalho de desenvolvimento da memória auditiva destes sons; - A evocação no treinamento auditivo ampara-se também na percepção tátil-corporal, sendo necessário o desenvolvimento de um programa destinado à estimulação tanto da via auditiva quanto da via óssea, objetivando a recepção; - O desenvolvimento da memória auditiva sequencial é trabalhado com os mesmos sons da discriminação auditiva. Após identificar, discriminar e desenvolver a memória destes sons, é trocada a ordem de sequencia e a pessoa precisa identifica-los; - O desenvolvimento da análise/síntese. Para aprender a ler (braile) a criança deverá aprimorar está habilidade. Ela necessitará analisar a palavra nas partes que a compõem, percebendo as palavras como feitas de sons iniciais, médios e finais. Para trabalhar esse treinamento auditivo, é necessário ter quatro kits de aparelhos: - Kit bandinha rítmica: conjunto com 20 instrumentos musicais (agogô, surdo mor, surdo pequeno, ganzá, caxixi, pandeiro, prato, chocalho, castanholas, clave de rumba, flauta doce, ovinho de alumínio, pandeiro pastoril, platinelas, black black, sino, triângulo, congue de coco (par), campanela e reco reco); - Kit auditivo neonatal: conjunto com oito instrumentos musicais, com fraca, média e forte intensidade (chocalho bicho bola, chocalho sorvete, chocalho telefone, chocalho instrumento, sino pequeno, peixe e agogô); - Kit audição e linguagem: um material completo para uso no desenvolvimento das áreas de percepção auditiva em crianças (CD, 70 lâminas de papel cartão e livro com sugestões e orientações de atividades, embalagem em estojo de madeira com dimensão 35,5 x 25 x 6,8 cm); - Kit discriminação auditiva: conjunto de 24 jogos, que visam o desenvolvimento da percepção de fonemas surdos e sonoros (seis lotos, seis dominós, seis memórias, seis corridas, embalagem em estojo de madeira com dimensão 39,5 x 25 x 17,3 cm). Esses materiais são confeccionados a partir de utensílios reciclados.

Resultado Alcançado

O principal resultado alcançado foi o ganho funcional adquirido por cento e vinte pacientes, passando a transitar pelos espaços de maneira adequada e podendo interagir com a sociedade.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Giruá / Rio Grande do SulCentro10/2010
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Portadores de deficiência
Quantidade: 120
Profissionais necessários para implementação da tecnologia
ProfissionalQuantidade
Terapeuta Ocupacional1
Fonoaudiólogo1
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Os recursos materiais são: - Bandinha rítmica: conjunto com 20 instrumentos musicais (agogô, surdo mor, surdo pequeno, ganzá, caxixi, pandeiro, prato, chocalho, castanholas, clave de rumba, flauta doce, ovinho de alumínio, pandeiro pastoril, platinelas, black black, sino, triângulo, congue de coco (par), campanela e reco reco); - Kit auditivo neonatal: conjunto com oito instrumentos musicais, com fraca, média e forte intensidade (chocalho bicho bola; chocalho sorvete; chocalho telefone; chocalho instrumento; sino pequeno; peixe e agogô); - Kit audição e linguagem: material completo para uso no desenvolvimento das áreas de percepção auditiva em crianças (CD, 70 lâminas de papel cartão e livro com sugestões e orientações de atividades. Embalagem em estojo de madeira com dimensão 35,5 x 25 x 6,8 cm); - Kit discriminação auditiva: Conjunto de 24 jogos, que visam o desenvolvimento da percepção de fonemas surdos e sonoros (seis lotos, seis dominós, seis memórias, seis corridas, embalagem em estojo de madeira com dimensão 39,5 x 25 x 17,3 cm).

Valor estimado para a implementação da tecnologia

O valor estimado é de R$ 1 mil.

Impacto Ambiental

Todos os kits de estimulação auditiva são confeccionados com a utilização de materiais recicláveis colhidos no município do projeto.

Forma de Acompanhamento

O acompanhamento se dará a partir das avaliações realizadas pela fonoaudióloga no decorrer da terapia. Estas avaliações precisarão os ganhos de discriminação sonora, a discriminação de sons e o desempenho das funções de forma independente.

Forma de Transferência

A transferência do kit se dará a partir da capacitação de outros profissionais através de cursos em escolas, secretárias municipais de saúde, etc.

Anexos da tecnologia
LegendaArquivo/Download
Tecnologia assisitivaBaixar
Endereços eletrônicos associados à tecnologia