Monitor de Pobreza e Desigualdade (Monitor de Pobreza y Desigualdad - CHILE)

certificada 2017

Instituição
Techo (CHILE)
Endereço
Departamental 440, San Joaquin Santiago de Chile 8960439 CHILE - San Joaquin - Brasília/DF
E-mail
info@techo.org
Telefone
(61) 3108-7000
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Juan Pablo Duhalde(61) 3108-7300juan.duhalde@techo.org
Resumo da Tecnologia

O Monitor de pobreza e desigualdade consolida a informação sócio territorial em uma plataforma Web de assentamentos precários (favelas). Essa tecnologia busca fortalecer a inovação tecnológica e social com as seguintes características:
1- Levantamento de informações que ficam disponíveis para serem adaptadas e aplicadas por outros TECHO’s, organizações sociais e governos;
2- Sistema de coleta de dados off-line;
3- Plataforma centrada nos assentamentos precários, para exibição de dados socioterritoriais e georeferenciamento;
4- Avaliada por jovens voluntários e por agentes comunitários, promovendo a consciência e ação social.
*{ods4},{ods11},{ods17}*

Tema Principal

Habitação

Tema Secundário

Educação

Problema Solucionado

Com base em dados da ONU Habitat, 104 milhões de pessoas que vivem em áreas urbanas, vivem em assentamentos informais (precários), ou seja, 1 em cada 5 latinos americanos não tem residência própria nas cidades da região e vivem de forma irregular. Com 80% de sua população vivendo em cidades, a América Latina é a região mais urbanizada e desigual do mundo: estima-se que na América Latina e no Caribe há 26.000 Assentamentos Informais (AI).
Os AI’s formam uma realidade que faz parte de um contexto sócio, territorial, étnico, cultural, político e econômico. Eles constituem uma realidade completa da região que interpela e enfrenta junto com as communidades locais as demandas e lutas por direitos transversais de cidadania como: acesso a serviços básicos, saúde, educação, uso de espaços públicos, habitação. São um fenômeno dinâmico na região. Indiferença e ignorância sobre a sua localização e características internas são uma constante. Frente à omissão, para o TECHO é necessário para produzir informações atualizadas e torná-las disponíveis para a tomada de decisões institucionais, envolvendo toda a sociedade para que juntos possam gerar soluções concretas para o problema.

Objetivo Geral

Este projeto visa produzir dados de qualidade, de fácil acesso, que gerem um valor diferencial para as comunidades para que possam iniciar diálogo com várias instituições e melhorar a sua qualidade de vida.

Objetivo Específico

- Deixar visível a violação dos direitos de milhões de pessoas e a pobreza em que vivem;
- Ligar realidades e reconhecer os esforços de construção de uma comunidade realizada nos assentamentos;
- Monitorar políticas públicas que são realizadas pelos estados e municípios para reduzir a pobreza e a desigualdade;
- A partir da coleta de informações sobre assentamentos informais (precários), fica evidente o estágio atual e a magnitude do problema, incidindo na aplicação, design, implementação e avaliação de políticas públicas que visam abordar as principais questões sobre a problemática dos assentamentos;
- Fortalecer a cidadania, por meio de uma cultura das redes sociais que conectem e permitem superar um problema urgente na América Latina.

Descrição

A implementação do Monitor conta com duas fases principais. Primeiro realiza-se um levantamento no terreno chamado cadastro, no qual envolve a criação de um plano estratégico e territorial para levantar informação sobre as comunidades em que o TECHO intervém.
Na mesma fase também selecionam – se as comunidades onde o TECHO quer levantar informações, junto com provas piloto. Depois do processo de identificação da comunidade e do terreno, levanta-se a informação. Finalmente, os dados revelados são analisados para obter uma interpretação correta e mais próxima á realidade das comunidades.
Na segunda fase realiza-se o chamado levantamento dos requisitos, uma seleção de dados a consultar e apresentar no “Mapa de Consulta”. Pelo mesmo levantamento prepara-se um desenho de Front-end (o que será visualizado na web pelo usuário), além do desenvolvimento de uma “Plataforma de carga e de consolidação” dos dados utilizando o programa KOBOTOOLBOX e de um Webservice de comunicação na mesma plataforma. Por meio destes programas forma o Monitor, no qual se inserem os dados retirados pelo cadastro, e que podem ser utilizados pelo TECHO, seus sócios e associados, governos, prefeituras e a própria comunidade, para interpretar as necessidades mais urgentes destas últimas. Todos os agentes mencionados têm a oportunidade de gerar redes de cooperação com o objetivo de articular o trabalho em conjunto e acordos que liguem as comunidades semelhantes.

Resultado Alcançado

O Monitor da pobreza e desigualdade latinoamericana traz informação para visualizar uma problemática que é de toda a comunidade da região. Como é de todos e todas, também trará benefícios diretos para públicos que ajudam a região a medir os avanços sobre o progresso dos objetivos do desenvolvimento sustentável 1 e 10.
O Cadastro, que é a primeira fase da tecnologia, até agora, já foi desenvolvida na Argentina Argentina (2016; 2434 AI), Chile (2016, 660 AI), Guatemala (2016; 314 AI), Paraguai (2016, 405 AI), Colombia (2015; 125 AI), Venezuela (2015, 405 AI), Costa Rica (2013; 394 AI), Nicarágua (2013; 402 AI) e Uruguai (2010; 566 AI). Por sua vez, a plataforma on-line, ou seja, o Monitor foi desenvolvido no Chile, Paraguai, Argentina e Colômbia.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Brasília / Distrito Federal11/2017
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Outro (Especificar no campo Solução Adotada)
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Para que a tecnologia é necessária: - Meio de Tranporte: aluguel de carros / ônibus, gasolina, passagem. - Materiais: papel, fotocópias, comida, relatórios. - Serviços e tecnologia: telefones, telefones celulares, computadores, licenças de software (SPSS). - Remuneração: do coordenador no país e do coordenador de logística.

Valor estimado para a implementação da tecnologia

Equipe de profissionais contratados pelo Escritório Internacional de TECHO, de escritórios locais, voluntários e membros da comunidade.

Anexos da tecnologia
LegendaArquivo/Download
MetodologíaBaixar
Cadastro Nacional de aCampamentosBaixar
Inscripción al Premio FBB de TS 2017Baixar
Locais de Implementaçãodownload
Endereços eletrônicos associados à tecnologia