Poste de Luz Solar - Litro de Luz Brasil

vencedora 2017

Instituição
Um Litro de Luz Brasil
Endereço
Rua José Zappi, nº 685 - Vila Prudente - São Paulo/SP
E-mail
contato@litrodeluz.com
Telefone
(11) 98201-3344
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Laís Naoko Higashi(11) 98201-3344laishigashi@litrodeluz.com
Rodrigo Eidy Uemura(11) 96362-5767rodrigo.eidy.uemura@gmail.com
Resumo da Tecnologia

O poste de luz solar da ONG Litro de Luz tem a função de iluminar áreas públicas de comunidades que não possuem possuem acesso à rede elétrica ou em casos em que ocorre queda de energia elétrica com frequência. A estrutura do poste é toda montada com canos pvc para facilitar a colocação de cimento para fixação no solo, e possibilitar a passagem de fiação elétrica. Dentro de uma caixa hermética acoplada ao corpo do poste, coloca-se a bateria e o circuito responsável pelo acionamento da lâmpada e pela transferência da energia elétrica que é captada pela placa solar para recarga da bateria. Finalmente, no topo é acoplada a placa solar e para a proteção do led é utilizada uma garrafa pet.*{ods7},{ods13}*

Tema Principal

Energia

Tema Secundário

Meio ambiente

Problema Solucionado

Visamos tratar o problema de precariedade de energia elétrica em comunidades carentes. De acordo com o último censo do IBGE, no Brasil existem 6.329 aglomerados subnormais, ou seja, comunidades não legalmente registradas, e que muitas vezes se encontram em locais de difícil acesso, onde serviços básicos como internet e iluminação pública são precários ou ainda inexistentes.
Segundo relatório da ONU, atualmente cerca de 1,3 bilhão de pessoas ao redor do mundo não possuem acesso à energia elétrica. Já segundo o último censo do IBGE, 2,7 milhões de brasileiros não tem eletricidade. Incluídos na parcela desprivilegiada encontram-se na maior parte moradores de comunidades de baixa renda, onde os riscos a integridade física, a vulnerabilidade dos moradores, a falta de acesso à informação e o atraso na integração social são apenas algumas das problemáticas causadas pela falta do fornecimento deste serviço.

Objetivo Geral

O Litro de Luz tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis de iluminação e empoderar agentes de transformação.

Objetivo Específico

O Litro de Luz tem compromisso com a missão social e ambiental na busca contínua pela melhoria da qualidade de vida de pessoas de baixa renda, levando iluminação solar a quem ainda não tem acesso adequado a energia elétrica, bem como buscando empoderar os moradores através de conscientização sobre nossas soluções sustentáveis de iluminação.
Assim sendo, tendo como cerne a missão social, o Litro de Luz compartilha a filosofia de capacitação dos moradores para com a construção dos postes, com a crença de que, uma vez capacitado, aflora-se o entendimento quanto ao poder de transformação e mudança que possui para com o meio em que vive.
Com a vertente para a missão ambiental, compartilha-se a filosofia de mudanças ambientais para a garantia da qualidade de vida para as futuras gerações. Além disso, contribui com a segurança da comunidade, prevenindo o uso de lampiões de querosene e conexão de fiações elétricas ilegais e promove a sustentabilidade, reutilizando materiais.

Descrição

A Liter of Light é um movimento global de código aberto, que visa fornecer soluções de iluminação ecologicamente sustentáveis para aqueles que não possuem acesso adequado à eletricidade, usando tecnologia fotovoltaica e materiais simples.
No Brasil, iniciamos nossas atividades em 2014 e desde então temos inovado e promovido uma maneira sustentável, acessível e ecológica de iluminar comunidades sem acesso à energia elétrica.
Nosso trabalho começa com a identificação de comunidades que precisam de iluminação e também têm interesse e abertura para trabalhar conosco. Promovendo o engajamento dos moradores, o Litro de Luz consegue capacitá-los através de oficinas e ensinar a construir as soluções.
Os materiais necessários são comprados e transportados para a comunidade, e os moradores identificam os melhores locais para instalar junto com uma equipe de voluntários especializada na área de desenvolvimento social. Após o processo de instalação, envolvendo voluntários de Litro de Luz e residentes da comunidade, é feito um trabalho de acompanhamento e mensuração de impacto social.
Atualmente, nossa tecnologia está sendo desenvolvida e aprimorada por dezenas de estudantes de engenharia de diferentes cidades e universidades com a ajuda de moradores e líderes que vivem onde nossas soluções já foram implementadas.
A estrutura do poste é toda feita de cano pvc, a bateria e o circuito são armazenados dentro de uma caixa hermética para que não tenha problemas com umidade, a placa solar é fixada no topo de tal forma que consiga uma boa captação de luz solar e por fim, a lâmpada de led é protegida por uma garrafa pet.
O circuito eletrônico utilizado é bem simples. Com poucos componentes, faz o controle da bateria que é carregada pela manhã por meio da energia elétrica que é captada pela placa solar fotovoltaica, para que durante a noite, essa energia elétrica que foi armazenada seja utilizada para acender a lâmpada de led.
Portanto, com uma tecnologia simples, acessível e sustentável, o Litro de Luz é capaz de usar o enorme potencial de energia solar que o Brasil tem para fornecer energia elétrica às comunidades em necessidade. Além de também inovar com uma abordagem social, uma vez que toda a tecnologia e conhecimento é ensinado aos locais da comunidade, para que eles possam usar habilidades básicas de eletrônica para replicar a tecnologia e dar manutenção, independentemente da presença voluntários.

Resultado Alcançado

Desde a fundação do Litro de Luz Brasil em 2014, nossa equipe se expandiu para seis cidades brasileiras, implementou mais de 400 soluções em todo o Brasil e afetou a vida de mais de 5000 pessoas vivendo em comunidades sem acesso a eletricidade, possibilitando eles se sentirem mais seguros e capacitados.
Tudo isso culminou em ganhar o Prêmio St Andrews para o Meio Ambiente em 2016, o que possibilitou a nossa maior implementação já realizada, nas comunidades ribeirinhas bem no coração da Amazônia.
Nestes três anos de existência, aprendemos a realmente ouvir e ser empáticos com as comunidades, pois são eles que devem decidir se faz sentido um poste de luz solar na frente de casa.
Também aprendemos a adaptar a tecnologia que oferecemos a diferentes realidades e regiões em nosso grande país, desenvolvemos uma nova solução tecnológica em 2016, o lampião solar, projetada por voluntários brasileiros para atender às necessidades das comunidades ribeirinhas e que teve um enorme impacto.
Por último, mas não menos importante, aprendemos que a troca de experiências de vida e o empoderamento que trazemos e recebemos das comunidades são tão impactantes quanto o acesso à luz.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Caapiranga / AmazonasBararuá, Cachoeira, Taboca, Dominguinhos, Jacarezinho, Joari, São Sebastião03/2017
Caapiranga / AmazonasDominguinhos09/2016
Ceilândia / Distrito FederalSol Nascente08/2016
São Bernardo do Campo / São PauloVila Moraes11/2015
Florianópolis / Santa Catarina12/2015
Duque de Caxias / Rio de JaneiroVila Beira Mar06/2015
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Adulto
Famílias de baixa renda
Idosos
Jovens
População Ribeirinha
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

- Placa Solar
Placa Solar 10W; Fio; Suporte Alumínio Placa 3,18 x 25,4 x 25,4 mm; Parafuso pequeno; Parafuso grande; Porca; Arruela
- Estrutura
PVC Tubo 100 mm; PVC Tê 50 x 50 mm; PVC Joelho 45 Graus 50 mm
- Vedação
Caixa Hermética Tamanho Médio; Suporte Alumínio Bateria 330 x 13 x 2 mm; Parafuso auto tarrachante; Organizador de fios; Cabos para fixação
- Eletrônica
Bateria 12V 7Ah; Porta fusível; Fio; Terminal; Fusível; LED 3 Diodos Branco; Garrafa PET 2L; Suporte Alumínio LED 330 x 13 x 2 mm; Suporte Alumínio Soquete 180 x 15 x 1 mm; Fio; Parafuso grande 2; Parafuso pequeno; Arruela de pressão; Porca; Arruela; Circuito
- Consumíveis
Tinta Spray 350 ml Azul Oceano; Adesivo PVC 175 g; Adesivo Silicone 280 g

Valor estimado para a implementação da tecnologia

Considerando o valor de material, frete e os descontos de fornecedores, o custo total do poste fica aproximadamente R$350,00.

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
SS SolarFornecedor de painel solar fotovoltaico
UnipowerFornecedor de baterias seladas
TigreFornecedor de tubos PVC
Anexos da tecnologia
LegendaArquivo/Download
ApresentaçãoBaixar
Poste SolarBaixar
Iluminando a AmazôniaBaixar
Endereços eletrônicos associados à tecnologiaDepoimento Livre

Lucas: https://goo.gl/iK2gp5 ; Luana: https://goo.gl/uSNb8W ; Dona Luiza: https://goo.gl/AjqXPS