Projeto Habitat de Ação Imediata

certificada 2009

Instituição
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Endereço
Av. P.H. Rolfs, s/n – Campus Universitário - Centro - Viçosa/MG
E-mail
dps@ufv.br
Telefone
(31) 3899-2630
Responsáveis pela tecnologia
NomeTelefoneE-mailRedes Sociais
Geraldo Browne Ribeiro Filho(31) 3899-1985gbrowne@ufv.brBlog – www.projetohabitat.rg3.net
Resumo da Tecnologia

Parceria entre o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa e a Prefeitura Municipal, com vistas à orientação técnica aos processos construtivos e a elaboração de projetos arquitetônicos para famílias de baixa renda em Viçosa – MG.*{ods11}*

Tema Principal

Habitação

Problema Solucionado

Famílias de baixa renda do município de Viçosa recebiam gratuitamente da Prefeitura materiais de construção para empregarem na melhoria de suas moradias. A Prefeitura constatou que os materiais doados não estavam sendo utilizados de forma adequada acarretando em desvios e perdas. Equipe formada por estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, orientada por professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, passou a prestar assessoria às famílias, inclusive elaborando projetos arquitetônicos, orientado-as quanto às melhores e mais adequadas técnicas construtivas.

Objetivo Geral

Prestar assessoria técnica, mediante elaboração de projetos arquitetônicos, orçamentos, orientação técnica e acompanhamento da execução de reformas e/ou ampliação e construção de residências, para atender às famílias beneficiadas com doação de materiais de construção pela Prefeitura.

Objetivo Específico

- Orientar as famílias das comunidades com assessoria técnica no que se refere às ações necessárias à melhoria das habitações; - Orientar as famílias das comunidades com assessoria técnica durante a construção e aplicação do material recebido pela Prefeitura; - Fiscalizar o uso, o aproveitamento e a forma de armazenamento do material doado pela Prefeitura; - Elaborar projeto arquitetônico e dar orientação técnica para as mudanças necessárias nas habitações, tais como reformas, ampliação ou nova construção; - Elaborar orçamento para as construções, modificações e reformas pretendidas; - Incentivar a racionalização de materiais de construção e técnicas alternativas e de baixo custo na reforma das habitações.

Solução Adotada

As famílias beneficiadas com o recebimento dos materiais de construção são previamente cadastradas pela Prefeitura. De posse desse cadastro, a equipe de estudantes visita as famílias para realizar levantamento sobre as reais necessidades quanto aos materiais. Nesta etapa é realizada entrevista com as famílias para verificar a demanda existente, medições são realizadas, registro fotográfico etc. Uma segunda etapa consiste na elaboração de projeto arquitetônico, quando necessário, na quantificação de materiais, orientação técnica, dependendo do tipo de demanda e do problema apresentado. Uma terceira etapa consiste no acompanhamento e monitoramento dos serviços. As famílias são chamadas a participar de todas etapas e, muitas vezes, participam do próprio processo construtivo.

Resultado Alcançado

O projeto atendeu, até 2010, cerca de 250 famílias prestando assistência técnica, orientação e elaborando projetos arquitetônicos. A assessoria prestada pelo projeto contribuiu para melhorar a qualidade das habitações, na medida em que técnicas mais adequadas foram utilizadas. O projeto contribuiu para reduzir perdas na utilização dos materiais e, com isso, beneficiando um número maior de famílias. O projeto contribuiu também para que os estudantes dos cursos de arquitetura e urbanismo e engenharia civil conhecessem e atuassem em uma realidade socioeconômica e habitacional muitas vezes não abordada no currículo dos referidos cursos.

Locais onde a Tecnologia Social já foi implementada
Cidade/UFBairroData da implementação
Viçosa / Minas Gerais01/2009
Público-alvo da tecnologia
Público alvo
Famílias de baixa renda
Quantidade: 250
Profissionais necessários para implementação da tecnologia
ProfissionalQuantidade
Professores universitários4
Estudantes de arquitetura e urbanismo e engenharia civil8
Recursos materiais necessários para implementação da tecnologia

Veículo (fornecido pela Prefeitura) para visita às famílias e orientação, acompanhamento e monitoramento dos trabalhos, além de papel para impressão dos projetos, trena, prancheta, computadores e periféricos.

Valor estimado para a implementação da tecnologia

.

Instituições parceiras na tecnologia
Instituição parceiraAtuação na tecnologia social
Prefeitura Municipal de Viçosa (Secretaria de Assistência Social) -
Forma de Acompanhamento

.

Forma de Transferência

.

Depoimento Livre

Em 2010 houve mudança na administração municipal e na política habitacional no município de Viçosa. O Projeto passou a ter dificuldades para atuar por falta de apoio da nova administração. Tendo em vista sua importância, seus coordenadores optaram para, a partir de 2011, incorporá-lo em outro projeto de extensão universitária coordenado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo/UFV, que possui objetivos semelhantes, mas de ação restrita a dois bairros da cidade, denominado Projeto Habitat: Consultório Móvel de Arquitetura em Viçosa, MG. Dessa forma haverá o fortalecimento dos dois projetos e da ideia central, que é orientar tecnicamente as famílias de baixa renda sobre a forma mais adequada de construir ou reformar sua moradia visando melhor qualidade de vida.